Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10145
Título: Efeito de um peptídeo inibidor de il-1β associado à fotobiomodulação no reparo tecidual de feridas diabéticas
Autor(es): Zaccaron, Rubya Pereira
Orientador(es): Silveira, Paulo Cesar Lock
Palavras-chave: Diabetes Mellitus
Cicatrização de feridas
Fotobiomodulação
Peptídeos
Lasers em medicina
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: A diabetes mellitus (DM) é caracterizada por uma desordem metabólica severa que apresenta repercussões sistêmicas a longo prazo. A hiperglicemia crônica provoca lentidão no processo cicatricial devido à inflamação prolongada que impede a progressão da regeneração. Uma das características da ferida diabética são os níveis elevados de IL-1β, que aumenta a expressão de moléculas de adesão no endotélio e perpetuam o processo inflamatório. A fotobiomodulação (FBM) é considerada uma intervenção não farmacológica que consiste na aplicação de uma forma de luz não ionizada, a qual inclui o laser de baixa potência e possui efeitos anti-inflamatórios e bioestimulatórios que aceleram o processo cicatricial. A associação da FBM ao desenvolvimento de um peptídeo com capacidade de atenuar as respostas desencadeadas pela IL-1β, representa uma opção promissora para o tratamento de lesões epiteliais; já que o excesso de IL-1β provoca a senescência dos fibroblastos, redução na expressão de fatores de crescimento e degradação de proteínas da MEC. Inibidores de IL-1 β encontrados atualmente são de difícil viabilidade devido ao potencial citotóxico, valores abusivos e administração invasiva, portanto, a aplicação deste peptídeo em feridas diabéticas representa uma intervenção promissora para auxiliar na resolução da resposta inflamatória e progressão do processo regenerativo. Desta forma, este trabalho visa aplicar uma molécula inibidora de IL-1β associada a irradiação com FBM, como estímulo à progressão do processo regenerativo de lesão epitelial em camundongos diabéticos. Após a indução do modelo de DM com estreptozicina (STZ), o modelo de lesão cutânea foi realizado através de excisão cirúrgica. Foram utilizados 60 camundongos C57BL/6, distribuídos em 5 grupos experimentais (n:12): Lesão Epitelial (LE); DM + LE; DM+ LE+ Peptídeo Inibidor de IL-1β; DM+LE+FBM; DM+LE+FBM-Peptídeo Inibidor de IL-1β. O tratamento foi iniciado 12 horas após a indução da ferida, e realizado diariamente durante cinco dias. Após 24 horas da última aplicação, foi realizada a eutanásia dos animais e a borda externa da ferida foi removida, processada e armazenada. Os resultados obtidos demonstram que o grupo DM+LE+FBM-pIL-1β provocou a redução nos níveis de citocinas pró-inflamatórias, aumento de citocinas anti-inflamatórias, aumento de TGF- β e manutenção do estado redox celular com consequente redução no tamanho da ferida em cm² seis dias após a lesão, demonstrando o efeito do tratamento associado em acelerar a reepitelização.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10145
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rubya Pereira Zaccaron.pdfDissertação1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.