Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10142
Título: A relação entre a síndrome de Burnout e os fatores associados as atividades policial militar
Autor(es): Locatelli, Matheus Curcio
Orientador(es): Pizzol, Felipe Dal
Palavras-chave: Burnout (Psicologia)
Policiais militares - Stress ocupacional
Fatores de risco
Ansiedade
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: A síndrome de burnout é uma doença ligada ao esgotamento profissional, logo, com íntima relação laboral sendo composta por três domínios: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional. Comenta-se que trabalhadores que dedicam sua vida laboral ao cuidado de pessoas são mais propensos a desenvolver a síndrome. Nesse ínterim, é bem documentada a relação da doença com profissionais da área da saúde e da docência. Há uma menor proporção de trabalhos que narram a associação dessa síndrome com policiais militares. Esse grupo, por sua vez, também se volta aos cuidados de pessoas cotidianamente, enfrentando para tanto situações que impõe risco a própria vida. Esse trabalho tratou-se de um estudo transversal com o objetivo de avaliar a prevalência e demais fatores associados à síndrome de burnout, bem como investigar traço e estado de ansiedade através das escalas IDATE-T e IDATE-E, respectivamente, em policiais militares e a correlação dessas com a síndrome de burnout. Os três espectros da síndrome de burnout foram acessados por meio da Escala de Avaliação de Burnout Human Services Survey (MBI-HSS). O estudo abrangeu 169 policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina e encontrou que 15 policiais militares apresentavam risco para desenvolvimento da síndrome de burnout, que é quando dois dos três espectros da síndrome de Burnout se fazem presentes em elevadas graduações (8,8% da amostra). Apenas um policial militar apresentou pontuações nas faixas mais extremas em todos os três domínios, sendo efetivamente diagnosticado com a síndrome (0,59% da amostra). As escalas IDATE tiveram pontuação média moderada, nas duas escalas, inferindo que a maior parte dos policiais apresenta sintomas de ansiedade, mas que têm bom controle dos mesmos. Notou-se ainda que o grupo de trabalho da central regional de emergências, que presta serviço por meio de atendimento telefônico ao público externo, esteve entre as maiores pontuações médias nos itens exaustão emocional e despersonalização do inventário de maslach, ao mesmo tempo em que houve uma associação relevante do histórico de doenças psiquiátricas e relacionamento com chefias na análise de todas as variáveis dependentes. Aponta-se nesses itens, portanto, importantes áreas de atuação para prevenção da síndrome de burnout nesse público de profissionais, reduzindo assim o adoecimento e consequente prejuízo à segurança pública. A detecção precoce da síndrome de burnout, que usualmente inicia pela exaustão emocional, por meio de uma busca ativa com estratégias integradas com serviços de psicologia, também se mostram boas opções para atuação frente à doença.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10142
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus Cúrcio Locatelli.pdfDissertação1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.