Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10139
Título: Efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes do tratamento intra-articular com triancinolona hexacetonida associada a nanopartículas de ouro (GNPS) em um modelo mecânico de osteoartrite em ratos wistar
Autor(es): Resmini, Marcus Barg
Orientador(es): Pizzol, Felipe Dal
Co-orientador: Silveira, Paulo Cesar Lock
Palavras-chave: Osteoartrite - Tratamento
Nanopartículas de ouro
Triancinolona hexacetonida – Uso terapêutico
Anti-inflamatórios
Antioxidantes
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: A osteoartrite (OA) primária é uma patologia articular que pode afetar diversas articulações, sendo uma das principais causas de incapacidade na população. Triancinolona Hexacetonida (TH), um glicocorticóide sintético, intra-articular pode ser utilizado em casos de exacerbação sintomática. Em modelos animais a utilização de corticosteroide intra-articular demonstrou efeito protetor sobre a cartilagem, porém estudos clínicos não demonstraram alteração na evolução natural da OA. Trabalhos experimentais com nanopartículas de ouro (GNPs) demonstraram efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios articulares. Além disso, a conjugação de GNPs com medicamentos visando otimização terapêutica vem sendo testada, com resultados variados. No presente estudo foi avaliado os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes do tratamento intra-articular de TH associada a GNPs, em um modelo mecânico de OA. Para isso o modelo de OA foi induzido por meniscectomia mediana do membro posterior direito, em 50 ratos Wistar com 2 meses, pesando entre 250-300g. Os animais foram divididos em 5 grupos de 10 animais, correspondendo aos grupos: 1) sham, 2) OA, 3) OA tratado com TH (OA-TH), 4) OA tratado com GNPs (OA-GNPs) e 5) OA tratado com GNPs associadas a TH (OA-TH-GNPs). Foram avaliados os níveis de Interferon-gama (IFγ), Fator de necrose tumoral alfa (TNFα), Interleucina-1β (IL-1β) e interleucina-6 (IL-6), interleucina-4 (IL-4), interleucina-10 (IL-10), nitrito, Diclorofluoresceína (DCF), Superóxido dismutase (SOD), Glutationa reduzida (GSH), carbonila e sulfidrila. Os resultados do experimento demonstraram uma redução nos níveis de TNFα e um aumento nos níveis de IL-6 no grupo TH-GNPs. Observou-se aumento nos níveis de IL-4 e de IL-10 nos grupos OA-TH, OA-GNPs e OA-TH-GNPs. Houve aumento significativo nos níveis de TGF-β no grupo OA-TH-GNPs. Todos os grupos tratados com TH e/ou GNPs tiveram uma redução significativa nos níveis de Nitrito e de Carbonila em relação ao grupo OA. Foi observado um aumento dos níveis de sulfidrila no grupo OA-TH-GNPs em relação ao grupo OA. Na avaliação da atividade do sistema antioxidante, através da atividade das enzimas de SOD e GSH, houve aumento da atividade dessas enzimas nos grupos OA-GNPs e OA-TH-GNPs em relação ao grupo OA. Os resultados deste estudo indicam atividade anti-inflamatória e antioxidantes das terapias realizadas, sendo mais pronunciada no grupo que recebeu a associação entre TH-GNPs. Esses resultados podem estar 4 relacionados a farmacocinética da TH quando associada a GNPs ou efeitos aditivos das duas terapias.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10139
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcus Barg Resmini.pdfDissertação935,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.