Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10138
Título: Efeitos dos estabilizadores de humor sobre parâmetros comportamentais e níveis de fatores neurotróficos em um modelo animal de mania induzido pela privação do sono paradoxal
Autor(es): Jório, Marco Túlio Schepierski
Orientador(es): Valvassori, Samira da Silva
Co-orientador: Quevedo, João Luciano de
Palavras-chave: Lítio – Efeitos colaterais
Valproato – Efeitos colaterais
Transtorno bipolar
Privação do sono
Fator neurotrófico derivado do encéfalo
Neurotrofina 3
Neurotrofina 4
Fator neurotrófico derivado da glia
Fator de crescimento neural
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: O transtorno bipolar (TB) é um transtorno psiquiátrico grave caracterizado pela presença de episódios de mania e depressão. Os principais fármacos utilizados no tratamento do TB são o lítio (Li) e o valproato (VPA). Alguns estudos sugerem o envolvimento de fatores neurotróficos na fisiopatologia do TB. A privação do sono paradoxal (PSP) em camundongos tem sido considerada um bom modelo animal de mania porque induz comportamentos do tipo maníaco, bem como produz alterações neuroquímicas observadas em pacientes bipolares. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos do Li e do VPA sobre parâmetros comportamentais e níveis de fatores neurotróficos em um modelo animal de mania induzido pela PSP. Para tal, camundongos C57BL machos foram tratados com Li, VPA ou salina (Sal) por sete dias. O protocolo de PSP teve uma duração de 36h e foi iniciado no quinto dia de tratamento com os estabilizadores do humor. O grupo controle não foi privado do sono e foram mantidos em sua caixa moradia durante todo o experimento. Os grupos experimentais foram os seguintes: 1) Controle+Sal; 2) Controle+Li; 3) Controle+VPA; 4) PSP+Sal; 5) PSP+Li, 6) PSP+VPA. Imediatamente após o protocolo de PSP, a atividade locomotora, a atividade exploratória e o comportamento de risco dos animais foram avaliados no teste do campo aberto. Além disso, foram avaliados os níveis de fatores neurotróficos [fator neurotrófico derivado do encéfalo (BDNF), neurotrofina-3 (NT-3), neurotrofina-4 (NT-4), fator neurotrófico derivado da glia (GDNF), fator de crescimento neural (NGF)] no hipocampo, no córtex frontal e no estriado dos camundongos. A PSP induziu comportamentos tipo maníaco nos animais e o tratamento com Li ou VPA reverteu alterações comportamentais induzidas por PSP. O PSP diminuiu os níveis de BDNF, NGF e GDNF no córtex frontal e no hipocampo de camundongos. A administração de Li ou VPA protegeu o cérebro contra os danos induzidos pelo PSP. No entanto, o PSP e a administração de Li ou VPA não afetaram os níveis de NT-3 e NT-4 nas estruturas cerebrais avaliadas. Em conclusão, o protocolo PSP induziu comportamento do tipo maníaco e diminuição dos níveis de fatores neurotróficos no cérebro de camundongos. Portanto, sugere-se que fatores neurotróficos e sono são alvos essenciais no tratamento do TB.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10138
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marco Túlio Schepierski Jório.pdfDissertação1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.