Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10136
Título: Efeito do tratamento com nanopartículas de ouro reduzidas com curcumina sob parâmetros comportamentais em um modelo animal de autismo
Autor(es): Costa, Luciana Merten
Orientador(es): Gonçalves, Cinara Ludvig
Palavras-chave: Nanopartículas de ouro – Uso terapêutico
Curcumina - Uso terapêutico
Transtornos do espectro autista - Tratamento
Comportamento - Modificação
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por comprometimento na interação social aliada à presença de padrão restrito, repetitivo e estereotipado de comportamentos, interesses ou atividades. A utilização das nanopartículas de ouro (GNPs) no tratamento de diversas patologias surge devido às evidências de agir como um efeito antagonista do sistema REDOX (reação de óxido-redução) nas células e como um antiinflamatório. A curcumina (CUR) também vem ganhando representatividade por seus potenciais benefícios sobre o estresse oxidativo e doenças inflamatórias, neurodegenerativas e cardiometabólicas. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar o efeito do uso das GNPs reduzidas com CUR na reversão das alterações comportamentais em um modelo experimental de TEA induzido por ácido valproico (VPA). Neste sentido, as ratas no 12º dia gestacional, receberam uma única administração intraperitonial (i.p.) de 500 mg/kg de VPA ou salina (grupo- controle). No 6º dia pós-natal (PN), os filhotes foram divididos em 8 grupos: apenas salina (SAL), SAL+GNP, SAL+CUR, VPA+SAL, VPA+GNP, VPA+CUR, SAL+GNP+CUR e VPA+GNP+CUR. As GNPs (2,5 mg/kg) e a CUR (1 mg/kg) foram administradas uma vez ao dia, durante três dias consecutivos (6, 7 e 8º PN), via i.p. O peso corporal foi verificado ao longo dos 30 dias de experimentação. Os parâmetros comportamentais relacionados ao neurodesenvolvimento, locomoção, ansiedade e sociabilidade foram avaliados nos dias 17, 28, 29, 30 e 31º PN, respectivamente. Neste estudo, observou-se uma melhora dos parâmetros sociais dos animais expostos ao VPA e tratados com CUR ou GNP+CUR. Conclui-se então que a CUR per se não precisa de carreador para exercer seus efeitos terapêuticos no deficit social observado no modelo animal de TEA.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10136
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Merten Costa.pdfDissertação1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.