Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10134
Título: Caracterização da composição da microbiota Intestinal em indivíduos positivados para COVID-19
Autor(es): Borba, Laura de Araujo
Orientador(es): Réus, Gislaine Zilli
Palavras-chave: Covid-19 – Efeito fisiológico
Microbioma gastrointestinal
SARS-CoV-2
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: A covid-19, doença causada pelo Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2), foi declarada uma pandemia em março de 2020 e desde então vem afetando indivíduos no mundo todo. Apesar de o sistema pulmonar ser o principal sistema acometido, indivíduos com covid-19 também desenvolvem sintomas gastrointestinais. Além disso, receptores da enzima ECA2, local de ligação do vírus para infectar a célula, são encontrados em células do intestino, sugerindo que o SARSCoV- 2 seria capaz de afetar o sistema gastrointestinal e causar alterações na microbiota intestinal. Assim, o objetivo do presente estudo foi investigar alterações na microbiota intestinal em sujeitos positivos para covid-19. Foi um estudo transversal integrado a um estudo maior com o objetivo de investigar o impacto da covid-19 na saúde mental. Para análise da microbiota intestinal foram incluídos 45 indivíduos controles (sem covid-19) e 18 indivíduos com covid-19 (casos). Foram coletadas informações sociodemográficas. Além disso, foi realizada extração do DNA da amostra fecal e analisada a região V4 do gene 16S. Os resultados demonstraram que não houve diferença entre casos e controles quando analisada a diversidade-α (relativo à riqueza de espécies). Porém, na diversidade-β (relativo à composição das espécies entre os grupos) ocorreu uma diferença entre casos e controles tanto na análise ponderada quanto não ponderada. Na análise taxônomica houve uma redução da classe Verrucomicrobiae e do gênero Akkermansia, e um aumento dos gêneros Lachnospira, Muribaculaceae e Mitsuokella na microbiota de indivíduos casos. Os resultados indicam que a covid-19 realmente é capaz de influenciar na composição da microbiota intestinal, tanto em sua riqueza e abundância quanto na sua diversidade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10134
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laura de Araujo Borba.pdfDissertação1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.