Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10131
Título: Impactos da pandemia de COVID-19 sobre a ideação e comportamento suicida na população brasileira
Autor(es): Nascimento, Jefté Peper do
Orientador(es): Valvassori, Samira da Silva
Co-orientador: Quevedo, João Luciano de
Palavras-chave: Pandemias
COVID-19
Ideação suicida
Comportamento suicida
Saúde mental
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: A COVID-19 surgiu como uma nova ameaça global. A transmissão generalizada de SARS-CoV-2 afeta drasticamente a saúde física e a saúde mental da população. O isolamento social, estressores psicossociais e eventos de vida estressantes estão associados ao sofrimento psicológico do público em geral, incluindo o aumento do comportamento suicida entre as pessoas mais afetadas. O objetivo deste estudo foi avaliar os impactos da pandemia de COVID-19 sobre a ideação e comportamento suicida na população brasileira, no âmbito do Modelo Narrativa-Crise do suicídio. A pesquisa ocorreu de forma online e aberta utilizando a Plataforma Qualtrics. Os participantes foram recrutados por meio de anúncios em plataformas de mídias sociais. O nível de sofrimento emocional foi avaliado utilizando o Inventário de Narrativa Suicida (SNI), a Mini Entrevista Neuropsiquiátrica Internacional (MINI), Inventário de Crise de suicídio (SCI), Questionário de Eventos de Vida Estressantes (SLEQ) e bateria COVID-19. A amostra inclui 2.260 participantes, os quais foram separados em grupos de acordo com o módulo do MINI para avaliação de presença de risco de suicídio atual. Os grupos foram: 1) controle – sem risco – (n = 1.530), 2) baixo risco (n = 248), e 3) risco moderado/alto (n = 482). Os resultados indicam que o escore total e das subescalas do SCI foi significativamente mais alto nos grupos de risco (baixo e moderado/alto) comparado ao grupo controle. Além disso, houve um aumento significativo nos grupos de baixo e moderado/alto risco de suicídio no escore total do SNI e nas subescalas dos fatores interpessoal e de orientação de metas, quando comparado com o grupo controle. Esses dados sugerem um estado mental negativo dos participantes dos grupos com risco de suicídio. Os escores do SNI, SCI ou MINI se correlacionaram com escores SLEQ. A bateria COVID-19, também apresentou correlação com o escore do SCI no grupo moderado/alto risco de suicídio. Portanto, pode ser sugerido que a pandemia de COVID-19 pode ter alguma influência no desencaminhamento do comportamento/ideação suicida entre indivíduos vulneráveis.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10131
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jefté Peper do Nascimento.pdfDissertação1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.