Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10129
Título: Avaliação neuroquímica e do comportamento de aquisição de memória relacionada ao uso repetitivo do álcool em peixe-zebra
Autor(es): Silva, Guilherme Lodetti da
Orientador(es): Rico, Eduardo Pacheco
Palavras-chave: Álcool - Consumo
Álcool – Efeito fisiológico
Neurotransmissores
Memória
Comportamento – Modificação
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: O peixe-zebra demonstra ser sensível ao álcool, apresentando resposta a estímulos de recompensa, tolerância e também exibe comportamentos de abstinência. O álcool é uma substância largamente consumida no mundo todo e seu uso abusivo pode causar disfunções cognitivas e afetar a memória e o aprendizado devido a várias mudanças neurofisiológicas. O álcool está relacionado em comprometer a formação da memória devido ao desequilíbrio causado nos sistemas de diversos neurotransmissores, sendo os principais, o sistema colinérgico e glutamatérgico. Dessa forma, este estudo teve como objetivo investigar a neurotransmissão glutamatérgica e colinérgica, e o comportamento de aquisição de memória, utilizando o protocolo de exposição repetitiva ao etanol (REE) (1% v/v) seguido da administração intraperitoneal de dizocilpina (MK-801) em peixe-zebra. Durante a fase experimental os animais foram divididos em quatro grupos: Controle, MK-801, REE e REE+MK-801. Ao longo de oito dias, os animais foram expostos uma vez ao dia, durante 20 minutos ao etanol. No oitavo dia foram realizados os testes de esquiva inibitória e de reconhecimento de objeto, para a avaliação dos parâmetros relacionados à memória. Após esta etapa, os animais foram eutanasiados e os encéfalos retirados para a avaliação da sinalização colinérgica através de atividade das enzimas acetilcolinesterase (AChE) e colina acetiltransferase (ChAT). A sinalização mediada pelo glutamato foi avaliada através da verificação dos seus transportadores e quantificação dos seus níveis. A partir dos testes comportamentais, foram observados efeitos deletérios na memória de aprendizado causado pela exposição ao etanol e pela ação farmacológica do MK-801. Ao avaliar a sinalização colinérgica, verificou-se uma redução da atividade da ChAT no grupo REE+MK-801 e um aumento da atividade da AChE no grupo REE. Em relação ao sistema glutamatérgico, foram observadas reduções dos níveis de glutamato nos grupos REE e REE+MK-801. Diante dos resultados obtidos, pode-se sugerir que a exposição ao etanol influencia negativamente na aquisição da memória, e que tais efeitos podem estar relacionados com as disfunções de sistemas de neurotransmissão glutamatérgica e colinérgica no sistema nervoso central do peixe-zebra. Portanto, estes resultados permitem uma maior compreensão sobre as mudanças neurofisiológicas e comportamentais ocasionadas pelo uso repetitivo do álcool.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10129
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme Lodetti da Silva.pdfDissertação888,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.