Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10128
Título: Efeitos da aplicação intranasal de diferentes doses de nanopartículas de ouro no tecido pulmonar após exposição aguda à fumaça de cigarro industrial
Autor(es): Porto, Germano Duarte
Orientador(es): Silveira, Paulo Cesar Lock
Palavras-chave: Fumaça de cigarro – Efeitos colaterais
Pulmões – Doenças obstrutivas
Pneumopatias obstrutivas
Nanopartículas de ouro
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.
Resumo: A inalação de partículas nocivas, como a fumaça de cigarro aparece como fator primordial para o início e estabelecimento da DPOC. A fumaça do tabaco promove, de forma aguda, uma resposta inflamatória exacerbada com indução de estresse oxidativo, contribuindo para o acometimento das vias aéreas e do parênquima pulmonar, além de causar danos ao DNA. Frente a este mecanismo, diversos estudos buscam possíveis terapias para modular estas vias e promover o remodelamento pulmonar. A administração de nanopartícula de ouro (GNP), tem sido demonstrada como proposta anti-inflamatória e antioxidante, em processos de reparo tecidual. Esse estudo teve como objetivo avaliar os efeitos terapêuticos da administração intranasal de diferentes doses de nanopartículas de ouro sobre parâmetros inflamatórios, de estresse oxidativo, histológicos e de genotoxicidade após exposição aguda à fumaça de cigarro industrial no tecido pulmonar. Foram utilizados 30 camundongos Swiss machos pesando entre 25g e 30g, com 2 meses de idade, randomicamente divididos em cinco grupos com seis animais: grupo Sham; grupo fumaça de cigarro (FC); grupo FC + GNP 2,5 mg/L; grupo FC + GNP 7,5 mg/L e grupo FC + GNP 22,5 mg/L. Os animais foram expostos ao cigarro comercial com filtro em uma câmara de inalação de acrílico, durante 5 dias consecutivos. Cada exposição foi composta por 4 cigarros por sessão, sendo 3 sessões/dia, totalizando 12 cigarros/dia. A injeção de solução intranasal de GNP foi realizada ao final de cada dia, logo após a última exposição à FC. Nos resultados observou-se que os níveis de citocina pró-inflamatória TNF-α que receberam diferentes doses de GNP tiveram redução. Os níveis de DCF e Nitrito, os grupos FC + GNP 2,5 mg/L e FC + GNP 7,5 mg/L apresentaram queda significativa. Em relação a genotoxicidade os grupos que receberam GNPs não apresentaram aumento nos danos ao DNA, além daquele causado pela própria exposição a FC. Por fim foi analisado os cortes histológicos, onde os grupos que receberam GNPs reduziram a média de celulas inflamatórias e o diâmetro alveolar médio. Em conjunto, esses resultados nos permitem observar que a exposição à fumaça de cigarro causa aumento de citocinas inflamatórias, alterações histológicas, danos oxidativos e nitrosivos no pulmão, assim como aumento dos danos ao DNA de células do fígado, plasma sanguíneo e pulmão. A terapia com GNPs reduzidas com citrato e de tamanho médio de 20 nm pode ser promissora no tratamento dessas injurias pulmonares causadas pela fumaça do cigarro, sem causar maiores efeitos genotóxicos do que aqueles causados pela própria fumaça de cigarro.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10128
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Germano Duarte Porto.pdfDissertação1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.