Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10119
Título: Sintomas depressivos e níveis de proteína C reativa na COVID-19: um estudo transversal
Autor(es): Silva, Ritele Hernandez da
Orientador(es): Quevedo, João Luciano de
Co-orientador: Réus, Gislaine Zilli
Palavras-chave: Transtorno depressivo maior
Estresse
Proteína C-Reativa
Inflamação
COVID-19 – Efeitos colaterais
Descrição: Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Doutora em Ciências da Saúde.
Resumo: Embora muitos estudos tenham indicado uma possível relação entre a covid-19 e o desenvolvimento de alterações neuropsiquiátricas, a associação direta da infecção por covid-19 com transtornos psiquiátricos, como a depressão não foi amplamente detalhada na literatura. A neuroinflamação causada pela infecção ou até mesmo diretamente pelo vírus causador da covid-19 podem ser fatores associados ao desenvolvimento de transtornos psiquiátricos. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar níveis de estresse, sintomas depressivos e níveis da proteína C reativa (PCR) na covid-19, coletados de quatro a seis semanas após diagnóstico. Para isso foi realizado um estudo transversal que incluiu uma amostra pareada de indivíduos adultos com covid-19 (n=114) ou sem (controles; n=236). Utilizou-se a Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI-Plus) para o diagnóstico de transtornos psiquiátricos. A gravidade dos sintomas depressivos foi avaliada por meio da Escala de Hamilton para Depressão (HAM-D). O nível de estresse foi avaliado por um inventário de sintomas de estresse adaptado do Checklist-90-R. Amostras de sangue foram usadas para avaliar os níveis de PCR. Os achados do presente estudo mostraram maior gravidade do quadro depressivo (p=0,034) e maiores níveis de estresse (p=0,020) em indivíduos com covid-19 quando comparados aos controles. A gravidade dos sintomas depressivos (p=0,005) foi mais marcante em indivíduos com sintomas moderados/graves de covid-19 do que os assintomáticos ou que apresentaram sintomas leves. Foi encontrada uma correlação positiva entre estresse e depressão em indivíduos com ou sem covid-19 (p<0,001). Indivíduos com covid-19 apresentaram níveis de PCR aumentados em comparação aos controles (p=0,014), e esse aumento nos níveis de PCR foi ainda mais pronunciado em indivíduos com sintomas moderados/graves de covid-19 em comparação com indivíduos assintomáticos ou com sintomas leves (p=0,013). Houve uma correlação positiva entre os níveis de PCR e a gravidade da depressão e os níveis de estresse em indivíduos com covid-19. Em conclusão, indivíduos com infecção por covid-19 apresentaram maior gravidade dos sintomas psicológicos, o que pode impactar no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos no futuro. Estudos longitudinais são necessários para compreender as trajetórias clínicas desses indivíduos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Tese
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10119
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ritele Hernandez da Silva.pdfTese3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.