Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10114
Título: Efeito do exercício físico de moderada intensidade no solo e na água em um modelo mecânico de osteoartrite em ratos wistar
Autor(es): Silva, Leandro Almeida da
Orientador(es): Silveira, Paulo Cesar Lock
Palavras-chave: Osteoartrite - Tratamento
Exercícios físicos – Aspectos fisiológicos
Exercícios terapêuticos
Estresse oxidativo
Inflamação
Descrição: Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Doutor em Ciências da Saúde.
Resumo: A lesão articular traumática induz alterações patológicas que acarretam na deterioração estrutural e funcional da articulação, além de manifestar processo inflamatório. O exercício físico (EF) de moderada intensidade é uma modalidade terapêutica que pode auxiliar na reabilitação do tecido lesionado pela osteoartrite (OA). O objetivo do trabalho foi investigar os efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e histológicos do tratamento com exercício físico de moderada intensidade no solo e na água em um modelo mecânico de osteoartrite em ratos Wistar. No presente estudo, o modelo mecânico de OA foi realizado a partir da ressecção completa dos meniscos mediais.Foram utilizados 48 ratos Wistar machos divididos em: (n=12): Sham (S); Osteoartrite (OA); Osteoartrite + Exercício em solo (OA + ES); Osteoartrite + Exercício em Água (OA + EA). Os animais foram anestesiados e mantidos sob anestesia usando isoflurano 4%. O joelho direito foi tricotomizado, preparado assepticamente para a cirurgia. No 30º dia, após a indução do modelo mecânico de OA, os animais iniciaram os protocolos de exercício físico. O protocolo de solo foi realizado em esteira, em intensidades moderadas, entre 50% e 60% do VO2máx. Já no protocolo aquático, também realizado em moderada intensidade. A sobrecarga se deu em percentuais, que oscilaram entre 3% a 5% do peso corporal. Quarenta e oito horas após o término dos protocolos de exercício, todos animais foram anestesiados e eutanasiados para análise de parâmetros histológicos, moleculares e bioquímicos. Os resultados do presente estudo mostraram que o EF realizado em esteira foi mais efetivo para atenuar a ação de citocians pró- inflamatórias (IFNγ, TNF-α, IL1-β e IL-6) e regulou positivamente as anti-inflamatórias como (IL4, IL10 e TGF-β) em relação aos demais grupos do experimento. Além de manter também um ambiente oxiredutor mais equilibrado dentro da articulação, o EF no solo, proporcionou um desfecho morfológico mais satisfatório com relação ao númenro de condrócitos na avaliação histológica. Como desfecho encontramos melhores parâmetros moleculares, bioquímicos e histológicos nos grupos submetidos ao tratamento com EF, com uma tendência de melhor resposta nos animais que se exercitaram no solo em comparção aos que realizaram a atividade na água.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Tese
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10114
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leandro Almeida da Silva.pdfTese1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.