Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10106
Título: Minociclina na prevenção do desenvolvimento de delirium em pacientes internados em unidade de terapia intensiva
Autor(es): Coelho, André
Orientador(es): Pizzol, Felipe Dal
Palavras-chave: Minociclina – Uso terapêutico
Minociclina – Efeito fisiológico
Delírio - Tratamento
Delírio - Prevenção
Unidade de terapia intensiva – Pacientes
Descrição: Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense para obtenção do título de Doutor em Ciências da Saúde.
Resumo: Delirium é um distúrbio de consciência caracterizado por um início agudo e curso flutuante de funcionamento cognitivo prejudicado, de modo que a capacidade do paciente de receber, processar e armazenar informações é comprometida. Este distúrbio está associado a desfechos desfavoráveis em pacientes hospitalizados, incluindo maior tempo de internação, necessidade de institucionalização subsequente e maiores taxas de mortalidade. Pacientes em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) sob ventilação mecânica e idade mais avançada apresentam alto risco para o desenvolvimento de delirium devido a doenças de múltiplos sistemas agudos, comorbidades prévias, uso de medicamentos antipsicóticos e inúmeros outros fatores de risco. A minociclina é um antibiótico da classe das tetraciclinas, que tem apresentado resultados positivos em múltiplos trabalhos devido ao seu efeito anti-inflamatório. Em modelo com animais foi capaz de prevenir disfunção neuronal por antagonizar estímulos glutamatérgicos, reduzindo o influxo de cálcio iônico (Ca+2) N-metil-d- Aspartato (NMDA) induzível, prevenindo assim a apoptose neuronal por inibição do citocromo C (CytC) mitocondrial. Deste modo o presente estudo avaliou o efeito da minociclina na prevenção do desenvolvimento do delirium em pacientes internados em UTI. Para isso o estudo contou com dois grupos, selecionados aleatoriamente, o grupo intervenção que recebeu 100 miligramas (mg) de minociclina 2 vezes ao dia e o grupo placebo que recebeu comprimido de igual aparência no mesmo intervalo de doses. A medicação ou placebo continuariam por 28 dias ou até a alta da UTI. O delirium foi diagnosticado pelo Confusion Assessment Method for the Intensive Care Unit (CAM-ICU), instrumento de avaliação aplicado duas vezes por dia. Os níveis de consciência foram definidos com a Escala de Agitação-Sedação de Richmond (RASS). Este estudo encontrou resultados importantes no uso da minociclina na prevenção do delirium em ambiente de UTI. Demonstra-se aqui uma redução relativa de 42% na incidência do delirium no grupo tratamento em relação ao grupo controle. Bem como uma redução relativa de 41% de óbito hospitalar no grupo tratamento. Quanto à duração dos episódios de delirium, o grupo placebo apresentou duração maior, sendo duas ou mais vezes o tempo de duração em relação ao grupo minociclina. Em conclusão, este trabalho demonstrou significância ao efeito preventivo ao delirium usando minociclina em pacientes UTI.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Tese
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10106
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
André Coelho.pdfTese1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.