Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1010
Título: A cultura regional de Braço do Norte/SC: poéticas de criação a partir do olhar de um artista
Autor(es): Uliano, Glauco
Orientador(es): Feldhaus, Marcelo
Palavras-chave: Arte contemporânea
Pintura
Instalações (Arte)
Memória cultural
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho se insere na linha de pesquisa em Processos e Poéticas do curso de Artes Visuais Bacharelado. É de natureza aplicada, qualitativa e exploratória e tem como objetivo identificar e definir os elementos da cultura regional braçonortense para a aplicação no processo criativo artístico do pesquisador. Dessa forma, propõe-se uma produção artística tomando como referência os elementos iconográficos presentes na cultura regional do município em que o autor deste trabalho vive. Utilizam-se resíduos/materiais gerados pela modernização da cultura moveleira na produção artística atribuindo novos conceitos e significações. Nesse enredo, propõe-se como problema de pesquisa investigar em que medida é possível evidenciar a cultura regional de Braço do Norte/SC tendo como referência os conceitos/processos de produção/criação contemporânea de arte. Para isso, fortifica-se a pesquisa teoricamente, dialogando com autores como Hall (2001), Cocchiarale (2006), Coli (1995), Canen (2002), Leite e Ostetto (2005), Cauquelin (2005), Dall’Alba (1973), Canton (2009), Lamas (2007), dando fundamentação a questões sobre cultura, arte e iconografia. Propõe-se uma reflexão sobre Arte Contemporânea, mais especificamente o estado da arte na atualidade. Seguem-se artistas expoentes da oitava bienal do MERCOSUL, como Emmanuel Nassar e Luis Romero. A produção do pesquisador tem como intuito promover a cultura regional através do processo criativo do artista. Para auxiliar este processo, realizou-se uma busca iconográfica mostrando construções e festas regionais antigas, trazendo as fachadas e objetos que resistiram até a contemporaneidade, apropriando-se de resíduos gerados na região de Braço do Norte/SC, como o MDF. Essa fachada representa o retalho étnico que é o povo braçodonortense. A pintura retrata o objeto/produto, este que ultrapassou as gerações, consumido até a atualidade. Já a instalação fica por conta das tampas de garrafa, essas que representam o descarte/extermínio dos indígenas e dos negros dentro do processo de transformação cultural/colonização.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1010
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Glauco Uliano.pdfTCC4,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.