Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unesc.net/handle/1/1008
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Feldhaus, Marcelo | - |
dc.contributor.author | Sartor, Evelyn Costa | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-08-24T00:00:22Z | - |
dc.date.available | 2012-08-24T00:00:22Z | - |
dc.date.created | 2012-07 | - |
dc.date.issued | 2012-08-23 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/1008 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa intitulada: “Da pintura à fotografia: processos de abstração na produção artística contemporânea” destaca como problematização possibilitar e propor a aproximação de conceitos do abstracionismo com as concepções contemporâneas de arte tendo como referência a linguagem fotográfica. Na tentativa de responder a essa questão, foram utilizados como método de pesquisa levantamento bibliográfico que dialoga com o processo de uma produção em arte inserindo-se na linha de Processos e Poéticas, prevista no curso de Artes Visuais – Bacharelado. Inicio com a fundamentação teórica, onde dialogo com autores que discorrem sobre as concepções de arte, vanguardas do século XX, linguagem fotográfica e arte contemporânea. Dentre eles destaco CANTON (2009), DUBOIS (2003), COLI (1990) e FARTHING (2011). A proposta da produção artística baseiase em utilizar-se da linguagem fotográfica, buscando a abstração de cenas e objetos do cotidiano, naturais como, fauna e flora e não naturais como, objetos pessoais, decoração e outros com o intuito de despertar o olhar para as coisas que deixamos de lado, para os detalhes da vida que normalmente não prestamos atenção. Por meio das cores e formas obtidas através da abstração, proponho a análise poética da imagem que muitas vezes nos passa despercebida. A partir disso, em consonância com o referencial teórico proponho um ensaio fotográfico com quatro fotografias abstraídas (duas em meios naturais, duas em meios não naturais) que serão expostas com a maior simplicidade possível, para que não haja interferência na percepção do expectador e que ele possa perceber nas formas o que lhe convier. Chega-se ao final da pesquisa com algumas considerações acerca das possibilidades que a linguagem fotográfica nos proporciona, e que apesar de fazer parte de um passado um pouco distante, a arte abstrata ainda pode servir como instrumento de pensamento na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Arte abstrata | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.title | Da pintura a fotografia: processos de abstração na produção artística contemporânea | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Evelyn Costa Sartor.pdf | TCC | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.