Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10083
Título: Discurso de ódio contra mulheres: estudo sobre a cultura do cancelamento proferido nas mídias sociais e análise de caso
Autor(es): Elias, Isabella de Souza Copetti
Orientador(es): Borges, Gustavo Silveira
Palavras-chave: Discurso de ódio
Discurso de ódio na Internet
Liberdade de expressão
Direitos humanos
Cultura do cancelamento
Violência contra as mulheres
Violência psicológica
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado – Área de Concentração em Direitos Humanos e Sociedade, Linha de Pesquisa em Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Direito.
Resumo: O objetivo geral da presente dissertação é verificar quais seriam os limites do direito à liberdade de expressão no direito brasileiro, a partir da análise do discurso de ódio proferido contra mulheres, no contexto social da cultura do cancelamento nas mídias sociais, com base na análise jurídica da postagem feita contra Luísa Sonza. Identificou-se como problema de pesquisa: quais seriam os limites do direito à liberdade de expressão no direito brasileiro, a partir da análise do discurso de ódio proferido contra mulheres, no contexto social da cultura do cancelamento nas mídias sociais, com base na análise jurídica da postagem feita contra Luísa Sonza? O método de abordagem a ser utilizado é o dedutivo. Concluiu-se que a sociedade evolui à medida que o homem constrói para si um novo estilo de vida. Desde o início da civilização, os papéis de gênero foram sendo desenhados colocando a mulher em patamar inferior ao homem. A sociedade da informação adveio da Revolução Industrial e do período pós-Segunda Guerra Mundial, em momento de alta produção e expansão tecnológica que passou a invadir o ambiente domiciliar. As mídias sociais passaram a uma escala global a partir da conexão das mídias sociais, revelando uma nova era de pensamentos rápidos sem preocupação com as consequências ante as postagens feitas nas mídias. O discurso de ódio ganhou palco ainda maior na era da informação, em que a violência perpetrada se torna permanente, surgindo daí a cultura do cancelamento que arrasa todas as esferas da vida do seu alvo. O caso utilizado como paradigma, em que a cantora Luísa Sonza sofre com o hate speech em detrimento de sua separação de Whindersson Nunes, ultrapassa as esferas da liberdade de expressão, ferindo direitos constitucionais, ocasionando dano, assim como ocorre diariamente com milhares de mulheres, que são as principais vítimas deste tipo de violência.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10083
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabella de Souza Copetti Elias.pdfDissertação2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.