Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10059
Título: Estratégias fundamentadas na ótica das capacidades dinâmicas ao geoturismo: proposições ao desenvolvimento socioeconômico do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul
Autor(es): Souza., Izabel Regina de
Orientador(es): Camilo., Sílvio Parodi Oliveira
Co-orientador: Watanabe., Melissa
Palavras-chave: Geoturismo
Geoparques
Capacidades dinâmicas
Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul
Reservas naturais
Desenvolvimento econômico – Aspectos ambientais
Descrição: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Doutora em Desenvolvimento Socioeconômico.
Resumo: Este estudo integrou correntes teóricas da área da estratégia para o geoturismo. Tem como objetivo propor estratégias fundamentadas sob a ótica das Capacidades Dinâmicas que possam potencializar o desenvolvimento do Geoturismo e o desenvolvimento socioeconômico no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Advinda do campo da estratégia as Capacidades Dinâmicas procuram explicar como as organizações utilizam e renovam seus recursos para a criação e sustentação e vantagem competitiva por meio dos microfundamentos. Os microfundamentos das CDs são considerados por Teece (2007) as habilidades, processos, procedimentos, estruturas organizacionais, regras de decisão e disciplinas distintas, que permitem detectar, aproveitar e reconfiguração recursos tangíveis e intangíveis. Neste contexto, buscou-se relacionar as CDs com o geoturismo para proporcionar o desenvolvimento do Geoparque Caminhos dos Canions do Sul. O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, recebeu o reconhecimento como um Geoparque Mundial da UNESCO em abril de 2022. Para este fim, destaca-se a importância da governança do Consórcio Intermunicipal do Geoparque, constituído em 2017, no âmbito da gestão. Para alcançar o objetivo da tese, a pesquisa foi realizada com os coordenadores técnicos que compõem o consórcio intermunicipal do Geoparque e com a representante do conselho executivo. No total foram realizadas oito entrevistas gravadas, com perguntas semi-estruturadas e as respostas transcritas na integrada. A coleta de dados foi realizada no período de outubro e novembro de 2022. Os resultados apontaram que as ações já realizadas pelo Consórcio Intermunicipal do Geoparque Caminhos do Cânions do Sul, têm levado o território ao reconhecimento mundial de Geoparques da UNESCO, mas que ainda falta muito trabalho a ser realizado, para sustentar o posicionamento atual. Para além, desenvolver estratégias para se manter como um Geoparque de referência. Diante dos resultados, foi possível apesentar uma lista de proposições para potencializar o geoturismo e o desenvolvimento socioeconômico no território do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, juntamente com uma proposta de contribuição para o modelo de Tecce (2007), usado neste estudo, o qual se apresenta como uma possibilitade de sustentatação para o Geoparque. A categoria sustain compõe o modelo, inserindo-se as categorias do detectar, aproveitar e reconfigurar os recursos para o geoturismo no desenvolvimento socioeconômico.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Tese
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10059
Aparece nas coleções:Tese (PPGDS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Izabel Regina de Souza.pdfTese2,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.