Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10026
Título: Relações governamentais e sustentabilidade econômico-financeira de instituições de ensino superior: um estudo multicasos sob a ótica da escolha pública
Autor(es): Martins, Nícola Hilário
Orientador(es): Camilo, Sílvio Parodi Oliveira
Co-orientador: Watanabe, Melissa
Palavras-chave: Universidades e faculdades comunitárias
Teoria da escolha pública
Participação política
Relações governamentais
Lobby
Emendas parlamentares
Programa de Bolsas Universitárias - Santa Catarina
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico.
Resumo: A Teoria da Escolha Pública busca a compreensão dos processos de escolha governamental e, por consequência, metodologias adotadas para tomada de decisão por parte dos agentes políticos e/ou burocratas. Ao mesmo tempo, as relações governamentais fazem parte das estratégias políticas que podem ser adotadas visando melhores resultados na escolha pública. Duas das principais estratégias de relações governamentais estão o lobbying e o advocacy. A partir deste referencial teórico, o presente estudo analisa relações governamentais das instituições universitárias, UNESC e ACAFE, e sua influência na escolha pública para a obtenção de recursos contributivos à sustentabilidade econômico-financeira. Instituídas a partir de fundações municipais e caracterizadas legalmente somente na última década, as instituições comunitárias de ensino superior buscam constantemente garantir sua sustentabilidade econômico-financeira, ao mesmo tempo em que precisa ratificar constantemente sua distinção em relação às instituições públicas e privadas. Como procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo dedutivo, em que as categorias de análise emergiram da literatura acerca do tema central. Quanto a abordagem se caracteriza como qualitativa. O estudo é descritivo cuja estratégia empregada é caracterizada como multicascos. A partir das categorias de análise foram elaborados questionários semiestruturados, cujas entrevistas foram realizadas com agentes políticos, com o responsável do setor de relações governamentais da ACAFE e com a gestão da UNESC, além de análise dados secundários no que tange à UNESC. Percebe-se que a sustentabilidade econômico-financeira por parte das instituições comunitárias de ensino superior e as estratégias políticas adotadas por parte delas junto aos agentes políticos a partir de dois casos: o UNIEDU – bolsas de estudo custeadas pelo estado junto às comunitárias – e a disponibilização de emendas parlamentares para investimento nas instituições. Conclui-se que a busca por recursos, por meio de emendas parlamentares, é moldada por ações caracterizadas por interesses individuais. Estratégias de valorização, mediante acolhimento e reconhecimento, contribuem para a sustentabilidade econômico-financeira das instituições comunitárias de ensino superior.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10026
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nícola Hilário Martins.pdfDissertação1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.