Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1000
Título: Desenvolvimento de esmalte com matérias-primas cruas
Autor(es): Cordeiro, Taís da Silveira
Orientador(es): Menegali, Gilson Bez Fontana
Palavras-chave: Esmalte e esmaltagem
Esmalte cerâmico
Matérias-primas
Fritas (Cerâmica)
Descrição: Artigo, apresentado para a obtenção do grau de Tecnólogo, no curso de Tecnologia em Cerâmica, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma descrição geral do processo de fabricação de esmaltes crus para aplicação em porcelanato esmaltado, das matérias-primas empregadas e dos resultados obtidos. Inicia-se com uma série de considerações sobre as necessidades de matérias-primas para a formulação de um esmalte sem a utilização de fritas. A primeira etapa é a seleção das matérias-primas insolúveis capazes de compor o esmalte transparente desejado; entre elas estão o quartzo, alguns feldspatos, carbonato de bário, calcita e uma pequena fração de vidro reciclado. A queima foi realizada em forno industrial com temperatura de 1200°C com ciclo de 40 minutos. Chegou-se a uma formulação capaz de substituir esmaltes tradicionais, usando matérias-primas cruas e com características finais muito próximas dos produtos comerciais.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2012
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/1000
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (TCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taís da Silveira Cordeiro.pdfArtigo544,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.