Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9859
Título: Diagnóstico ambiental para implantação da Norma ABNT ISO 14.001:2004. Estudo de caso: Agroindústria
Autor(es): Jeremias, Thamires Custódio
Orientador(es): Redivo, Rosimeri Venâncio
Palavras-chave: Inventário de resíduos sólidos
Sistema de gestão ambiental
Boas práticas de fabricação
Checklist
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O diagnóstico ambiental é a etapa imprescindível na construção de um sistema de gestão ambiental em uma organização, pois é por meio desta, que são constados os impactos ambientais oriundos dos seus processos produtivos. O trabalho foi realizado em uma agroindústria do ramo apícola, que possui duas áreas de produção distintas, a de produtos naturais que atribui a fabricação dos seus produtos e na comercialização dos mesmos cujo atendimento é voltado para o mercado interno, e a exportadora que é detentora de uma unidade de processamento de mel, atendendo diretamente o mercado consumidor externo. Com base nesta premissa, o objetivo geral deste trabalho foi realizar um diagnóstico para a implantação da norma ABNT ISO 14001:2004, e avaliar as conformidades ambientais do processo produtivo consistindo nas boas práticas de fabricação, cujos objetivos específicos consideram: (a) acompanhar o processo produtivo para avaliação in loco e coleta de dados; (b) realizar o levantamento das legislações ambientais aplicáveis; (c) desenvolver um check list com base na norma ISO 14001:2004; (d) aplicar o check list considerando o padrão internacional e nacional de fabricação, respectivamente, Good Manufacture Practices (GMP) e BPF, frente às questões ambientais; (e) Propor melhorias para o estabelecimento das consonâncias segundo a norma ISO 14.001:2004 e para consolidação de um Sistema de Gestão ambiental (SGA); (f) elaborar um procedimento de levantamento e matriz dos aspectos e impactos segundo a norma ISO 14.001:2004 e; (g) elaborar um inventário de resíduos sólidos. Para isto foi elaborado um check-list que contempla os requisitos na norma ISO 14.001:2004, uma matriz de aspectos e impactos ambientais e um inventário de resíduos sólidos e a aplicação do check-list das BPF, que contemplou todas as áreas do empreendimento, mediante aos resultados foram recomendadas as melhorias cabíveis. Os resultados apontaram para irregularidades no manejo dos resíduos sólidos e a falta de tratamento dos efluentes líquidos. O inventário de resíduos sólidos demonstrou um percentual significativo da geração de resíduos sólidos perigosos sem a adequada triagem.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9859
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.