Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9796
Título: Análise da viabilidade locacional, técnica e econômica para implantação de usina de compostagem em Torres, RS
Autor(es): Luchese, Maria Victoria Prestes
Orientador(es): Zambrano, Gustavo José Deibler
Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos – Aspectos socioeconômicos
Gestão de resíduos sólidos
Resíduos orgânicos
Usina de compostagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O gerenciamento municipal de resíduos sólidos urbanos abrange uma série de problemáticas ambientais, econômicas e sociais. A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que os resíduos devem seguir uma hierarquia com prioridades de ações para que sejam reciclados, compostados, reutilizados, reaproveitados e recuperados com destinação ambientalmente adequada, e que apenas os rejeitos devem ser dispostos de forma segura em aterros sanitários. Cerca de 50% dos resíduos gerados no Brasil são orgânicos e boa parcela é diretamente destinada à aterros sanitários. A determinação de um processo de gerenciamento adequado ao contexto local que priorize a implantação de tecnologias de valoração de resíduos, reciclagem e compostagem, é importante do ponto de vista ambiental, econômico e social. Este estudo teve como objetivo avaliar a implantação de uma Usina de Compostagem com sistema de leiras revolvidas no município de Torres, RS. A partir do dimensionamento da usina, foram estimados os investimentos iniciais e custos de operação que serviram como base para elaboração de um fluxo de caixa para a análise de viabilidade econômica. Além da definição e dimensionamento da técnica, foram determinadas, através do geoprocessamento de dados, as áreas com e sem restrições para implantação da atividade. Foi considerado uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 6%. A Taxa Interna de Retorno para implantação da usina em estudo é de 11%, quase o dobro da TMA estabelecida. O Valor Presente Líquido (VPL) obtido foi de R$ 301.828,15 mostrando-se positivo o que significa que há expectativa de que todos os custos operacionais do projeto sejam pagos e de que o investimento inicial seja recuperado. O Valor Anual Uniforme (VA) foi de R$ 28.807,93/ano, valor aceitável para validar o empreendimento.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9796
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Victoria Prestes Luchese.pdfTCC2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.