Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/946
Título: Análise dos índices funcionais das escalas Lequesne e Womac na osteoartrite de joelho tratada através da estimulação elétrica neuromuscular (NMES) associada à cadeia cinética fechada
Autor(es): Mendonça, Mireli Venâncio
Orientador(es): Döhnert, Marcelo Baptista
Palavras-chave: Joelhos
Osteoartrite
Cadeia cinética fechada
Estimulação elétrica neuromuscular
Descrição: Monografia apresentada à Diretoria de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Fisioterapia Traumato Ortopédica e Esportiva.
Resumo: Introdução: A osteoartrite (OA) é uma alteração degenerativa, debilitante, que atinge articulações sinoviais. Objetivo: Verificar a eficácia da Estimulação Elétrica Neuromuscular (NMES) associada aos exercícios em cadeia cinética fechada(CCF) em pacientes portadores de OA de joelho. Métodos: 19 pacientes com OA de joelho foram selecionados e randomizados em dois grupos: grupo I, CCF+ NMES e grupo II, CCF + NMES placebo. Ambos os grupos realizaram 20 sessões de exercícios de mini agachamento até 30 graus de flexão associado e intercalado com NMES por 5 minutos com 40 hertz (Hz) de freqüência, 10 minutos com 70 Hz e mais 10 minutos com 150 Hz, totalizando 25 minutos. Para análise estatística foi utilizado o SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 17.0 como pacote estatístico. Os dados foram expressos em freqüência, média e desvio padrão, e analisados estatisticamente pela análise de variância (ANOVA) one-way para medidas repetidas, seguido pelo teste post hoc de Bonferroni , utilizou-se o teste t de Student não pareado e o teste de Kruskal Wallis e Wilcoxon,. Com nível de significância de P<0,05. Resultados: Foi observado melhora significativa no grupo CCF + NMES em todas as avaliações realizadas. Ocorreu diminuição da escala de Lequesne e Índice WOMAC no grupo CCF + NMES em todas as fases de avaliação. Ambos os grupos apresentaram melhora significativa nos índices de rigidez e melhora na atividade física do índice WOMAC. Conclusão: Ambos os protocolos foram eficazes no tratamento da OA, sendo que o grupo com NMES associada à CCF + NMES apresentou resultados mais satisfatórios do que o grupo CCF.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2010
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/946
Aparece nas coleções:Monografia (SAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mireli Venâncio Mendonça.pdfMonografia543,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.