Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/940
Título: Prevalência das entorses de tornozelo nas categorias de base do Criciúma Esporte Clube
Autor(es): Conti, Bruno
Orientador(es): Longen, Willians Cassiano
Palavras-chave: Futebol
Entorses de tornozelo
Descrição: Monografia apresentada à Diretoria de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Fisioterapia Traumato Ortopédica e Esportiva.
Resumo: Atletas praticantes de esportes de contato, estão cada vez mais sujeitos a lesões musculoesqueléticas, podendo assim se ausentarem por um longo período das atividades esportivas. O objetivo deste trabalho foi analisar a incidência de entorses de tornozelo, juntamente com as análises da predominância do membro acometido e a posição em campo mais acometida nas categorias de base infantil, juvenil e juniores do Criciúma Esporte Clube durante os anos de 2008 a 2010. Este estudo foi composto por 90 atletas do sexo masculino com idade 15 a 20 anos sem distinção de raça. Como resultados, observamos um índice elevado de entorses nas três categorias, onde os atacantes sofreram com mais entorses, devido a uma grande sobrecarga de giros, desacelerações e saltos tanto em treinos quanto em jogos. O membro mais acometido foi o pé direito, devido a dominância do atleta e a carga imposta sobre o mesmo. Como conclusão, analisamos a necessidade de trabalhos preventivos, como a propriocepção, no intuito de dar mais qualidade e desempenho para o atleta.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/940
Aparece nas coleções:Monografia (SAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Conti.pdfMonografia544,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.