Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9389
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDassoler, Maria Julia de Lima-
dc.contributor.authorPereira, Emmanuel Goulart-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2022-09-27T19:50:02Z-
dc.date.available2022-09-27T19:50:02Z-
dc.date.created2022-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/9389-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia de Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.pt_BR
dc.description.abstractHistoricamente na Grécia antiga era proibido mulheres trabalharem como atrizes no teatro. Para suprir isso nasce a figura Drag Queen, com homens usando roupas tipicamente femininas para interpretar papéis de mulheres. Hoje Drag Queen é considerado expressão artística, e na maioria das vezes são homens que apresentam personagens femininos, porém é uma arte livre, onde o gênero não influencia na construção da arte. A roupa usada por estes artistas nem sempre cumpre o papel de ser funcional e ergonomicamente correta aos seus corpos. Então este estudo tem como objetivo identificar as características de um figurino performático de Drag Queen, compreender os princípios de ergonomia, antropometria e vestibilidade, e averiguar questões antropométricas do corpo feminino e do masculino, com a finalidade de explorar uma nova proposta de figurino, além de estudar concepções históricas da cultura Drag Queen e seus gêneros. Assim, o problema norteador deste estudo é “Como desenvolver um figurino performático confortável, ergonômico e funcional de Drag Queen?”. Tendo como base metodológica o uso de pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, já a abordagem do problema é de categoria quantitativa e qualitativa, além do uso de pesquisa bibliográfica embasado em pensamentos de autores como Amanajás (2015), Lacerda (2021), Viana e Muniz (2007), Battisti (2009), Mohr e Sborz (2021), Ferreira (2019), Sabrá (2009) e Maffei e Menezes (2012). Além disso, utilizou-se o estudo de campo, o qual proporcionou a coleta de dados, que partiu de um questionário com perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha. Para isso, a população que contribuiu para o estudo foi definida por meio de amostra sistemática (aleatória) entre artistas Drag Queens brasileiras. Deste modo, os resultados alcançados demonstram que os figurinos usados por Drag Queens atualmente apresentam desconforto e muitas das vezes impossibilitam a artista de realizarem movimentos básicos. Com base nisto, o presente estudo mostra o desenvolvimento de um figurino ergonômico e funcional voltado ao público Drag Queen, denominado como “Kaphonna”. Este figurino foi desenvolvido a partir das respostas obtidas pelo questionário, além de uma análise de figurinos de apresentação e de outras Drag Queens. Com isto, concluiu se que o objetivo deste trabalho foi alcançado, pois além de um grande apelo visual e estética marcante, “Kaphonna” apresenta também recortes estratégicos que permitem uma melhor mobilidade, assim como o uso de materiais corretos, que assentam bem ao corpo e possuem sensação térmica menos calorosa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDrag Queenpt_BR
dc.subjectDrag Queen – Antropometriapt_BR
dc.subjectPersonificadores femininospt_BR
dc.subjectFigurinospt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.titleKaphonna: criação e desenvolvimento de figurino ergonômico para performance Drag Queenpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (TDM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emmanuel Goulart Pereira.pdfTCC69,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.