Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9275
Título: Fibrodisplasia ossificante progressiva: um estudo de caso
Autor(es): Onofre, Fernanda de Oliveira
Oliveira, Vanessa de
Saibt, Ricardo Martins
Galeli, Paola Rodegheri
Pacheco, Robson
Orientador(es): Gomes, Karin Martins
Palavras-chave: Fibrodisplasia ossificante progressiva
Qualidade de vida
Saúde mental
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para a obtenção do grau de Bacharel no curso de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: OBJETIVO: Apresentar um estudo de caso sobre Fibrodisplasia Ossificante Progressiva, enfocando em condições cinético funcionais, assim como sintomas depressivos, de ansiedade, autoestima e apoio social em uma paciente com o quadro citado. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de caso que avaliou uma mulher de 29 anos, com confirmação diagnóstica de FOP desde os quatro anos de idade quando os primeiros sintomas surgiram. Foram utilizados instrumentos para a avaliação de condições cinético-funcionais e psicológicas. RESULTADOS: Apresenta hálux congênito bilateral com monofalange, coluna cervical, ombros e quadril sem mobilidade, atrofia muscular global, rigidez do maxilar que impossibilita a mastigação. Além disso, apresenta sintomas de ansiedade severa e depressão leve. CONCLUSÃO: Os resultados apontaram para limitações funcionais de modo global de acordo com a literatura e sintomas de ansiedade e depressão relacionadas a impacto negativo sobre a qualidade de vida.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9275
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Oliveira Onofre e Vanessa de Oliveira.pdfTCC394,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.