Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9268
Título: Avaliação postural em crianças de ensino fundamental na faixa etária de 9 e 10 anos em um município do extremo sul catarinense
Autor(es): Cardoso, Catrine Américo
Matos, Natalia Supi de
Orientador(es): Ressler, Sandro
Palavras-chave: Desenvolvimento musculoesquelético
Postura humana - Avaliação
Distúrbios da postura em crianças
Saúde da criança
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para a obtenção do grau de Bacharel no curso de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O desenvolvimento musculoesquelético é importante na infância. É nessa fase que acontece o desenvolvimento ósseo e aspectos relacionados às posturas e hábitos passam a ser determinantes para o crescimento musculoesquelético. O objetivo do estudo foi analisar a prevalência de desvios posturais em crianças de 9 e 10 anos de 2 escolas públicas. Foi realizada uma avaliação postural com 31 crianças e verificado o peso da mochila no dia da avaliação. Os resultados obtidos indicam uma idade média de 9,35 ± 0,49 na relação entre o peso corporal da criança e o peso do material 80,6% apresentavam <10%. As principais alterações posturais encontradas foram na altura de ombros sendo presente em 67,7 % das crianças, 61,3% apresentaram anteriorização crânio vertebral e 32,3% apresentaram dor em um dos segmentos vertebrais. Conclui-se que não há evidências de que as alterações posturais foram causadas pelo peso excessivo transportado.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9268
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Catrine Américo Cardoso e Natalia Supi de Matos.pdfTCC288,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.