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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBisognin, Gustavo-
dc.contributor.authorRosa, Anderson Baldissera da-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2021-09-06T18:45:44Z-
dc.date.available2021-09-06T18:45:44Z-
dc.date.created2021-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/8850-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.pt_BR
dc.description.abstractCom a evolução da tecnologia percebe-se que a reabilitação fisioterápica é ainda um método bastante repetitivo e na maioria dos casos de longa duração, neste contexto, observa-se o surgimento de novas possibilidades de reabilitação com o intuito de melhorar a eficácia e o envolvimento do paciente no processo de evolução. Este projeto de cunho descritivo teve por objetivo oferecer um novo método no apoio de sessões fisioterapêuticas baseado no conceito de gameficação, associado à tecnologia de realidade mista (aumentada e virtual) com o uso do dispositivo Hololens, integrado com o computador a qual deve ser aplicada no tratamento de pacientes com lesões que abrangem desde os dedos das mãos até o antebraço, visando alcançar uma maior eficiência no tempo de tratamento e melhor aceitação do paciente. O hardware hololens e a API MRTK demonstraram-se fiéis no reconhecimento dos gestos de forma rápida e precisa visto que muitos hardwares têm perdas no trackeamento das mãos e acabam precisando realizar uma nova leitura. A aplicação também se mostrou capaz de interagir com os objetos virtuais de forma eficaz, respeitando também a física dos objetos e a interação das mãos e gestos. O resultado dos gestos com os objetos interativos se mostrou muito efetivo e capaz de reproduzir as ações do mundo real para os hologramas virtuais, e, portanto, com grande potencial de aplicação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologia sensorialpt_BR
dc.subjectHololens (Hardware)pt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia de realidade mistapt_BR
dc.subjectFisioterapia – Inovações tecnológicaspt_BR
dc.titleUtilização da tecnologia sensorial Hololens para a criação de um processo gamificado como apoio ao tratamento fisioterapêutico de pessoas com limitação no movimento das mãospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpt_BR
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