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http://repositorio.unesc.net/handle/1/8840
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Antunes, Luciano | - |
dc.contributor.author | Bristot Filho, Marcelo Milioli | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T23:44:20Z | - |
dc.date.available | 2021-09-03T23:44:20Z | - |
dc.date.created | 2020-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/8840 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | O pensamento computacional pode ser visto como uma ferramenta cognitiva com potencial para auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico. Conceitos computacionais referentes a essa forma de pensar podem ser aplicados por meio do ensino de programação. O Scratch é uma plataforma digital utilizada com o intuito de criar projetos com o uso da programação, oferecendo uma abordagem visual através da utilização de blocos de encaixe simbolizando funções e conceitos. Durante este projeto, realizou-se a aplicação do Scratch em uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental do Colégio UNESC, por meio de uma metodologia de ensino baseada nos princípios construtivistas que formam a base da plataforma, visando contribuir para o aprendizado de conceitos vinculados ao pensamento computacional. Por fim, foi aplicado um questionário aos participantes, procurando analisar o resultado da aplicação de tal ferramenta aos estudantes, observando se os fatores empregados contribuíram para o objetivo da pesquisa. Com a realização do projeto, pode-se concluir que a ferramenta Scratch, inserida no contexto da metodologia aplicada, contribuiu positivamente como estímulo para o aprendizado dos conceitos apresentados, fornecendo as bases para o desenvolvimento do raciocínio lógico baseado no pensamento computacional, além de proporcionar aos participantes um ambiente interessante e divertido, levando-os a interagir com a plataforma em um processo de aprendizagem ativa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Scratch | pt_BR |
dc.subject | Programação em blocos | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.title | Scratch e o ensino do pensamento computacional aplicado aos estudantes do Colégio Unesc | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (COM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Marcelo Milioli Bristot Filho.pdf | TCC | 5,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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