Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrunel, Felipe Kanarek-
dc.contributor.authorGoulart, Camila Mattos-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinense - UNESCpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-17T15:04:18Z-
dc.date.available2021-06-17T15:04:18Z-
dc.date.created2019-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/8672-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho traz os conceitos de memória, lugares de memória, narrativa, fotografia e design de superfície para a elaboração de um projeto de superfícies têxteis exclusivas para casa. O projeto contou com a elaboração de estampas a partir de fotografias de uma viagem a Bonito, Mato grosso do Sul, escolhida pela cliente Elen Fabrini como a sua viagem mais marcante, visando buscar um trabalho exclusivo e diferenciado para o mercado de decoração. Com a procura por produtos que atendam os desejos e exprimam características de suas personalidades, a fotografia foi utilizada como lugares de memórias, a fim de transportar emoções e sentimentos para os produtos desenvolvidos. O problema de pesquisa é: Como o desenvolvimento de estampas para produtos têxteis de decoração podem potencializar fotografias como lugares de memória? O objetivo da pesquisa se deu em criar estampas para produtos têxteis personalizados e exclusivos para casa a partir de narrativas fotográficas que rememorem memórias. A pesquisa é aplicada, qualitativa e exploratória. No aspecto teórico a pesquisa é bibliográfica e trabalha com os autores Halbwachs (1990), Leal (2011), Benjamin (1955), Felizardo e Samain (2007), Kossoy (2001), Rubim (2010) e Patricio e Silva (2016). No primeiro capitulo foi trabalhado os conceitos relacionados às memórias, lugares de memórias, memória coletiva e memória individual. No capítulo seguinte foi estudado sobre a importância da fotografia como forma de guardar e conservar as memórias, além dos gêneros da fotografia, como fotografia retrato, fotografia de viagens, entre outros. No terceiro capítulo foi trabalhado os fundamentos do design de superfície como um conjunto de metodologias e técnicas que busca produzir sob as superfícies diferentes texturas para melhorar a estética dos materiais. No aspecto aplicado, foi desenvolvido um projeto de design de superfícies tendo como universo de pesquisa a cliente Elen Fabrini e seu marido Fernando Réus, que participaram do projeto compartilhando suas narrativas usando fotografias de viagens em uma entrevista com perguntas semiestruturadas. O resultado foi o desenvolvimento de um ambiente que se tornou um novo lugar de memória para a sua cliente, garantindo assim que as memórias de sua viagem mais marcante se tornassem aspectos de exclusividade em produtos para a decoração de seu novo ambiente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectEstampaspt_BR
dc.subjectNarrativas de memóriaspt_BR
dc.titleA fotografia enquanto lugar de memória: propostas de estampas a partir de narrativas para produtos têxteis para casapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (TDM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Mattos Goulart.pdfTCC5,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.