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http://repositorio.unesc.net/handle/1/8191
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Antunes, Luciano | - |
dc.contributor.author | Bonetti, Pedro Henrique | - |
dc.contributor.other | Oliveira, Fabiano Naspolini de | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-06T23:07:40Z | - |
dc.date.available | 2021-05-06T23:07:40Z | - |
dc.date.created | 2019-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/8191 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a demanda por novos recursos didáticos na educação e o interesse dos jovens por jogos, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de jogo digital educativo como forma de avaliar a aplicabilidade das metodologias Scrum e Sete Passos para o Desenvolvimento de Competências adaptada por Oliveira (2017). Para isso, foi utilizado o software Construct 2 e foram desenvolvidos os documentos High Concept e Game Design Document (GDD), os quais estruturam e coordenam um jogo digital. Com a finalização da elaboração do protótipo, assim como da etapa de testes, o mesmo foi aplicado em uma escola municipal. Para avaliar o protótipo, foi realizada a pesquisa de satisfação de Savi et. al. (2010), como forma de obter um feedback dos jogadores com relação à aplicação. Para validar os testes, foram identificados os perfis de aprendizagem e jogador por meio dos questionários V.A.R.K. e Teste de Bartle, respectivamente, a fim de verificar possíveis alterações nos resultados causados pelos perfis. A partir da coleta e análise de resultados, foi verificado que, por meio da utilização das metodologias Scrum e Sete Passos para o Desenvolvimento de Competências adaptada por Oliveira (2017), o protótipo do jogo digital educativo teve resultados positivos, estando baseado na primeira e atingindo o objetivo da última, que busca criar jogos não só educativos, mas também divertidos. A pesquisa contribui para que jogos com o intuito educacional sejam feitos prezado por diversão e aprendizagem e mostrando uma metodologia possível de desenvolvê-los e viabilizá-los perante os dois critérios. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Scrum | pt_BR |
dc.subject | Metodologia dos sete passos | pt_BR |
dc.subject | Jogos educacionais | pt_BR |
dc.title | Protótipo de um jogo digital educativo sobre meio ambiente com a aplicação das metodologias Scrum e adaptação dos sete passos para o desenvolvimento de competências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (COM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PEDRO HENRIQUE BONETTI.pdf | TCC | 5,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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