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http://repositorio.unesc.net/handle/1/8155
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Martins, Paulo João | - |
dc.contributor.author | Firmino Junior, Gelson | - |
dc.contributor.other | Batanolli, João Alberto Ramos | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-05T22:40:28Z | - |
dc.date.available | 2021-05-05T22:40:28Z | - |
dc.date.created | 2018-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/8155 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os jogos digitais são uma das principais formas de expressão e entretenimento, muito populares entre variadas faixas etárias, e que a cada dia cresce seu campo de atuação. Uma de suas categorias chama-se Serious Games, onde o jogo é visto como um dispositivo educacional, ajudando o jogador a ter motivação para atingir seus objetivos, contribuir com o desenvolvimento de estratégias, tomadas de decisões, entre outros, construindo assim um conhecimento sob os mais variados temas. Neste trabalho foi desenvolvido um protótipo nesta linha, com um propósito de aprendizagem de elementos do folclore brasileiro, em específico a Lenda do Japuaçu. Assim, o protótipo visa valorizar elementos da cultura brasileira de forma lúdica, ensinando aos jogadores a história da lenda citada. A metodologia de construção e avaliação empregada chama-se RETAIN, a qual possui o intuito de auxiliar pesquisadores, desenvolvedores e educadores nos processos de criação e avaliação de Serious Games. Como motor gráfico foi utilizado o Unity 3D, o qual possibilitou a criação do protótipo e sua mecânica, envolvendo elementos como a programação, física, cenário e animação. A partir da aplicação RETAIN foi possível obter uma coleta de dados para auxiliar na determinação de eficiência do jogo, tendo uma pontuação de 54,2 pontos, dos 63 disponíveis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Folclore brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Lenda do Japuaçu | pt_BR |
dc.subject | Prototipagem | pt_BR |
dc.subject | Unity 3D (Plataforma de desenvolvimento) | pt_BR |
dc.subject | Serious Games | pt_BR |
dc.title | Folcjapu: protótipo de um jogo 2d para auxiliar no ensino do folclore brasileiro “lenda do japuaçu – o conquistador do fogo” utilizando a metodologia retain | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (COM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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GELSON FIRMINO JUNIOR.pdf | TCC | 2,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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