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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntunes, Luciano-
dc.contributor.authorSchaukoski, Ederson Duarte-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2021-05-05T22:23:26Z-
dc.date.available2021-05-05T22:23:26Z-
dc.date.created2018-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/8154-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.pt_BR
dc.description.abstractJogos Digitais são um meio de entretenimento que vem crescendo bastante, estão disponíveis nos mais diversos dispositivos como aparelhos celulares inteligentes (smartphones). Diante deste crescimento surgem também a criação de frameworks de desenvolvimento, muitos disponibilizados gratuitamente e sendo de código aberto, podendo ser modificado por qualquer usuário ou comunidade. Por meio do uso de um framework, é possível gerar aplicações para diversas plataformas utilizando uma mesma linguagem de programação. Na criação de jogos digitais, os algoritmos de detecção de colisão são muito utilizados para a manipulação dos elementos do cenário e verificar a sobreposição entre dois ou mais objetos em um dado intervalo de tempo. A utilização de um protótipo fornece ao game designer uma visão aprimorada do desenvolvimento conceitual de um jogo, ou seja, não basta possuir a ideia, é necessário testar sua viabilidade ao longo do processo produtivo. Em diversos gêneros de jogos, o uso de comportamento nos personagens e elementos gráficos também impactam no desempenho do jogo, e consequentemente, na experiência do jogador. Nesta pesquisa, utilizando-se dos frameworks Phaser, Libgdx e Cocos2d-x, foi implementado o algoritmo da sobreposição de retângulos que por sua vez foi utilizado para a verificação de detecção de colisão e realizar a medição do tempo de execução. Para a comparação dos frameworks, foi utilizado métricas de avaliação de funcionalidades pelo qual foi definido critérios baseando-se em sua ponderação e o seu grau de criticidade. Dentre os protótipos testados, os resultados obtidos demonstraram que, o impacto computacional possui suas diferenças entre cada aplicação gerada e que dependem também da complexidade do mesmo.pt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de jogospt_BR
dc.subjectFrameworkspt_BR
dc.subjectPrototipagempt_BR
dc.subjectPhaser (Framework)pt_BR
dc.subjectLibgdx (Framework)pt_BR
dc.subjectCocos2d-x (Framework)pt_BR
dc.titleAnálise comparativa de frameworks open source para o desenvolvimento de jogos multiplataformapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpt_BR
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