Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7451
Título: Efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes do tratamento intra-articular com acido hialurônico associado a nanopartículas de ouro em um modelo mecânico de osteoartrite em ratos wistar
Autor(es): Búrigo Filho, Mário César
Orientador(es): Silveira, Paulo Cesar Lock
Palavras-chave: Osteoartrite - Tratamento
Ácido hialurônico – Uso terapêutico
Nanopartículas de ouro
Agentes antiinflamatórios
Antioxidantes
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde para a obtenção do título de mestre em ciências da saúde.
Resumo: A osteoartrite é considerada uma doença crônica degenerativa caracterizada pelo desgaste das superfícies articulares, acompanhado de quadros de dor, rigidez articular, estresse oxidativo e acentuado processo inflamatório. Pesquisas feitas demonstram resultados promissores a partir da utilização de AH e GNP como terapias adjuvantes para o tratamento da OA. Este trabalho teve como objetivo investigar os possíveis efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes do tratamento intrarticular com Ácido Hialuronico (AH) associado a Nanopartículas de ouro (GNPs) em um modelo mecânico de osteoartrite em ratos wistar. Foram utilizados 50 ratos Wistar (2 meses pesando entre 250-300g) divididos em 5 grupos de dez animais cada: Sham; Osteoartrite (OA); OA + Ácido Hialuronico (AH); OA + Nanoparticulas de ouro (GNPs); OA + AH + GNPs. O modelo de lesão muscular foi desenvolvido de acordo com Wen e cols (2016) e Bagi e cols (2015). Os animais foram anestesiados com isoflurano 4 %, de forma inalatória e posteriormente no grupo sham, uma abordagem cirúrgica do ligamento colateral mediano (LCM) no membro traseiro direito foi realizada apenas cortando a pele enquanto o LCM foi mantido intacto. A incisão cirúrgica foi fechada em duas camadas utilizando suturas absorvíveis. Nos grupos de osteoartrite, a meniscectomia mediana (MM) foi realizada através da transecção completa do LCM e do menisco mediano do membro posterior direito, seguido do fechamento em duas camadas utilizando suturas absorvíveis. O tratamento intraarticular foi iniciado 30 dias após a indução do modelo de osteoartrite com frequência de uma aplicação quinzenal durante 90 dias. Quinze dias após a última aplicação os animais foram anestesiados com isoflurano 4 % e levados à eutanásia por decapitação em guilhotina. Nossos resultados demonstram que o modelo criado foi eficaz na mimetização de OA, expresso pelo aumento nos níveis de IFN-γ, TNF-α, IL1-β e IL-6 e degeneração das superfícies articulares. A associação de AH + GNP foi capaz de reduzir a concentração destas citocinas a níveis próximos aos basais. No entanto, o uso isolado do AH ou GNP não gerou os mesmos resultados. Os níveis de citocinas IL4 e IL10 foram maiores no grupo terapia combinada quando comparado ao grupo OA. Nosso modelo de OA induziu ao aumento na produção de oxidantes (DCF e nitrito), de dano celular (Sulfidrila, Carbonil e MDA) e MPO, ratificando o quadro de estresse oxidativo acarretado no tecido lesionado. Os resultados encontrados neste estudo demonstram que as duas terapias, AH e GNP, utilizadas de forma isolada são capazes de reduzir estes marcadores. No entanto, o grupo que recebeu a terapia combinada (AH + GNP) teve o efeito potencializado. Concluimos que o uso do ácido hialurônico associado com nanoparticulas de ouro potencializou a redução da resposta inflamatória e regulou o estado redox celular, demonstrando resultados promissores a partir da sua utilização.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7451
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÁRIO CÉSAR BÚRIGO FILHO.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.