Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7434
Título: Análise da política monetária pós-implantação do real: um estudo do período 1994-1998 sob a ótica da regra de Taylor
Autor(es): Teixeira, Camila Christovam
Orientador(es): Porto Junior, Amauri de Souza
Palavras-chave: Regra de Taylor
Vetor auto-regressivo
Política monetária
Estabilização inflacionária
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel No curso de Ciência Econômicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A presente monografia busca construir uma análise sobre a política monetária brasileira. O objetivo foi de fazer aplicação da Regra de Taylor para o período de junho de 1994 até dezembro de 1998, compreendendo ao período pós-implantação do real até a adoção do regime de metas de inflação. A metodologia é de pesquisa explicativa de caráter quantitativo, fundamentada em outros trabalhos empíricos. O modelo utilizado foi de Vetor Auto Regressivo (VAR), utilizando as variáveis cambio, hiato do PIB, Selic e expectativa de inflação. Assim, realizou-se a aplicação da Regra de Taylor para um período anterior a sua aplicação, evidenciando se a autoridade monetária estava tomando as melhores decisões, manipulando a taxa de juros conforme a expectativa de inflação projetada. Os testes realizados foram de Dickey-Fuller Aumentado (ADF) para verificar a estacionariedade da série, co-integração de Granger, impulso-resposta e análise gráfica das séries das variáveis. Como resultados entende-se que de fato houveram indícios que a expectativa de inflação era considerada na escolha da taxa Selic.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7434
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Christovam Teixeira.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.