Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7381
Título: Prevalência de diabete melito tipo 2 e fatores associados em uma unidade básica de saúde no município de Criciúma – SC
Autor(es): Coral, Juana Naspolini
Oliveira, Thais Areias de
Orientador(es): Rosa, Luiz Alan Zukoski Corrêa da
Co-orientador: Madeira, Kristian
Palavras-chave: Diabetes mellitus
glicemia
fatores de risco
Prevalência
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: O Diabete Melito tipo 2 (DM2) vem sendo considerado grande problema de saúde pública por acometer imensa parte da população mundial, sendo caracterizado como uma das grandes epidemias do século XXI, principalmente em países em desenvolvimento. Verificar a prevalência de DM2 e seus fatores de risco, fazendo assim o diagnóstico precoce, evitando a evolução derradeira da doença é de imprescindível importância. O presente estudo foi observacional transversal, com coleta de dados primários e abordagem quantitativa. A população em estudo foi composta por 144 pacientes atendidos em uma Unidade Básica de Saúde. Para a análise estatística foi utilizado nível de significância α = 0,05 e, portanto, confiança de 95%. Os dados foram analisados no software IBM SPSS versão 22.0. A prevalência de DM2 obtida neste estudo foi de 20,14%. Observou-se uma relação estatisticamente significativa entre valores de glicemia capilar e idade (p<0,001; obtendo-se um aumento de 0,289 mg/dL nos níveis de glicemia capilar, a cada ano que passa), escolaridade (p=0,004), história de Hipertensão arterial sistêmica (p<0,001), circunferência abdominal (p=0,001) e classificação de índice de massa corporal (p=0,002). Não se observou correlações significativas entre valores de glicemia capilar e fatores como sexo, renda mensal, história familiar de DM2 e prática de atividade física, apesar de alguns dados da amostra terem sugerido o contrário. Constatou-se que apesar do conhecimento adquirido pela população acerca do DM2, ainda falta entendimento sobre seus fatores de risco. Portanto, faz-se necessário o incentivo a políticas públicas que tratem deste tema, enfatizando o período prévio ao surgimento da doença.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7381
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juana Naspolini Coral - Thaís Areias de Oliveira.pdf189,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.