Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/706
Título: Caracterização do perfil bioquímico em soro de ratos jovens submetidos a concentrações elevadas de frutose
Autor(es): Monteiro, Andreza Abbatti
Ferreira, Gustavo da Costa
Orientador(es): Schuck, Patrícia Fernanda
Palavras-chave: Frutose
Erros inatos do metabolismo
Intolerância à frutose
Doenças hereditárias
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Farmacêutico no curso de Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A intolerância hereditária à frutose (IHF) é uma doença causada pela deficiência da enzima aldolase B e caracterizada bioquimicamente pelo acúmulo de frutose e frutose-1-fosfato nos tecidos e fluidos biológicos dos pacientes afetados. Os achados clínicos incluem vômitos, hepatomegalia, icterícia, hipoglicemia, hemorragia, síndrome tubular renal proximal e insuficiência hepática, que podem levar à morte e cuja fisiopatologia não está esclarecida. O objetivo do presente estudo é caracterizar um perfil bioquímico em soro 12 e 24 h após a administração de frutose em ratos jovens. Observamos que os níveis de glicose, albumina, proteínas totais, triglicerídeos e colesterol não foram alterados pela administração de frutose nos temos de 12 ou 24 horas após a administração deste metabólito. Nossos resultados indicam que a administração de frutose em ratos não foi capaz de alterar os parâmetros bioquímicos avaliados na dose e tempos utilizados neste estudo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/706
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FAR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andreza Abbatti Monteiro.pdfArtigo117,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.