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http://repositorio.unesc.net/handle/1/687
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Vicente, Évelin | |
dc.contributor.author | Paratella, Daniel Nunes | |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-07-04T00:06:22Z | |
dc.date.available | 2012-07-04T00:06:22Z | |
dc.date.created | 2011-07 | |
dc.date.issued | 2012-07-03 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/687 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O Nintendo Wii é um videogame que faz uso de um controle remoto “Wii mote®” a base de sensores que capturam os movimentos e gestos dos jogadores durante o jogo. Estes jogos possibilitam que jogadores se desloquem e interajam de diversas formas no ambiente real, por meio de diferentes dispositivos e tecnologias de comunicação sem fio. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do Nintendo Wii® no movimento de dorsiflexão do tornozelo no paciente com AVE. Materiais e métodos: A amostra foi composta por uma paciente com sequela de AVE em estágio crônico, do gênero feminino com idade de 56 anos. Foi realizada uma avaliação fisioterapêutica constando de dados de identificação, avaliação da amplitude de movimento (ADM) de dorsiflexão ativa e passiva do tornozelo acometido, avaliação da atividade elétrica do músculo tibial anterior e avaliação da marcha e avaliação do equilíbrio. Após a avaliação foi realizada a técnica do Nintendo Wii® e ao término do tratamento foi realizada a reavaliação dos dados citados anteriormente. Resultados: Observou-se que a participante da pesquisa aumentou a amplitude de movimento da dorsiflexão do tornozelo acometido e com isso melhorou seu desempenho no teste Get Up and Go e aumentou a atividade elétrica do tibial anterior em contração após aplicação dos jogos do Nintendo Wii, entretanto o resultado não foi estatisticamente significativo. Conclusão: A aplicação da técnica do vídeo-game Nintendo Wii mostrou resultados positivos como: melhora do equilíbrio e coordenação motora, melhora da agilidade no teste Get Up And Go, e aumento da atividade elétrica do músculo tibial anterior em contração, podendo assim ser utilizado como uma terapia complementar. | pt_BR |
dc.subject | Acidente vascular encefálico | pt_BR |
dc.subject | Vídeo game nintendo wii | pt_BR |
dc.subject | Exercícios terapêuticos | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.title | A utilização do video-game nintendo wii na reabilitação de paciente com acidente vascular encefálico (AVE) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (FIS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Daniel Nunes Paratella.pdf | TCC | 1,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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