Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6546
Título: A percepção das empresas de confecção da região carbonífera sobre os instrumentos da contabilidade gerencial
Autor(es): Maria, Gabriel Faustino
Orientador(es): Silva, Realdo de Oliveira da
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Tomada de decisões
Pequenas e médias empresas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O estudo investiga a percepção das empresas de confecção quanto aos instrumentos e procedimentos gerenciais utilizados na tomada de decisão. A pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, onde foi realizado por meio de um levantamento, tendo como amostra 24 empresas da região carbonífera os respondentes do questionário. O objetivo geral é verificar a utilização da contabilidade gerencial pelas pequenas e médias empresas. Os resultados apresentaram que nas empresas pesquisadas a tomada de decisão é baseada, em sua grande maioria, nas experiências do proprietário, e que geralmente não é utilizada a contabilidade no apoio à gestão. O motivo da não utilização é pela falta de comunicação com o contador e dificuldades para interpretar os relatórios, além de não conhecer seus benefícios. O instrumento mais utilizado entre as empresas é a demonstração do resultado, ainda que de forma tímida. Nas empresas pesquisadas, percebeu-se que os indicadores de desempenho não são utilizados e que não é realizado o cálculo de retorno de investimento.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6546
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIEL FAUSTINO MARIA.pdfTCC538,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.