Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6508
Título: Sistemas de piso com revestimento cerâmico: avaliação da resistência a cargas verticais concentradas
Autor(es): Medeiro, Jéssica Machado
Orientador(es): Piva, Jorge Henrique
Co-orientador: Antunes, Elaine Guglielmi Pavei
Palavras-chave: Revestimento cerâmico
Placas cerâmicas
Carga de ruptura
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: Os revestimentos cerâmicos para pavimentação apresentam crescente utilização em razão de suas características e propriedades vantajosas quando comparados a outros sistemas de revestimento. Contudo, o desempenho adequado desse tipo de revestimento está associado a uma correta especificação da placa cerâmica ao seu local de uso. As manifestações patológicas oriundas de um revestimento cerâmico incapaz de resistir as solicitações impostas, são frequentemente destacadas. A propriedade usualmente aplicada para a classificação das placas cerâmicas é a absorção de água, uma vez que mantém relação direta com as características mecânicas da peça. O objetivo desse estudo é avaliar a resistência de sistemas de piso, com revestimento cerâmico, a solicitações verticais. Os sistemas de piso foram compostos por 4 categorias de placas cerâmicas. Para cada tipologia, foram produzidas 3 amostras de piso, obtendo-se, no total, 12 sistemas e todos eles foram instrumentados com extensômetros. Os protótipos foram submetidos a cargas verticais de compressão até o surgimento visível de fissuras na superfície do revestimento cerâmico e as cargas de ruptura foram reportadas mediante análise das deformações desses. Os resultados indicaram que a classe de absorção de água das placas cerâmicas tem potencial balizador quanto a resistência dos sistemas, uma vez que, o sistema composto com placas cerâmicas que apresentam menor absorção de água apresentou a maior resistência a ruptura. Verificou-se que o módulo de resistência à flexão da placa cerâmica de um sistema correlaciona-se com o valor da carga suportada por ele e que a posição de aplicação da carga não interfere na capacidade de carga dos sistemas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6508
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JéssicaMachadoMedeiro.pdfArtigo959,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.