Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6126
Título: Representações de uma “viagem pitoresca”: olhares e discursos de Debret sobre a escravidão oitocentista no Rio de Janeiro
Autor(es): Fernandes, Mireli Hainzenreder
Orientador(es): Cechinel, Michelle Maria Stakonski
Palavras-chave: Debret, Jean-Baptiste, 1768-1848 – Crítica e interpretação
Representações raciais
Discurso racial
Escravidão
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura, no curso de História, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente projeto analisa as representações raciais do pintor francês Jean Baptiste Debret, em seu livro “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil Tomo I Volume II” presente nas obras iconográficas e reforçadas nos discursos presentes no livro. Os principais conceitos trabalhados para suporte no trabalho foi o de Representação na perspectiva de Roger Chartier e Sandra Pesavento, o conceito de Cotidiano, a partir de Maria Odila Leite da Silva Dias, e questões étnico-raciais, por Kabenguele Munanga e de Robert Slenes. A metodologia escolhida para o trabalho é qualitativa, com leitura e análise dos comentários de Debret sore suas escolhas e visões do cotidiano, as pessoas e as “raças brasileiras”. Se debruça com a intenção de ver esse texto enquanto fruto de um processo que apresenta propriedades específicas que precisam ser interrogadas e analisadas, como qualquer documento histórico.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6126
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIRELI HAINZENREDER FERNANDES.pdfTCC1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.