Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unesc.net/handle/1/6124
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coelho, Tiago da Silva | - |
dc.contributor.author | Espíndola, Isadora Farias | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-28T17:59:04Z | - |
dc.date.available | 2018-08-28T17:59:04Z | - |
dc.date.created | 2017-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/6124 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura, no curso de História, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa consiste em uma análise, na perspectiva da cultura visual, dos documentários produzidos pelo cineasta paulista William Gericke durante os últimos anos de 1940 em Imbituba e Urussanga. Desta maneira, destaca-se o discurso acerca da modernidade e do progresso na região carbonífera, enfatizado também pelo governo nacional do mesmo período. Portanto a discussão sobre as formas de fazer cinema nesse contexto encontra-se presente nesta pesquisa. Por meio de análises dos audiovisuais, e de exemplares periódicos dispostos na hemeroteca do site da Biblioteca Nacional, foi possível construir um breve histórico acerca da vida e do trabalho do cineasta para compreender seu trabalho no Brasil e no sul catarinense. Através da pesquisa, foi possível ainda compreender que os vídeos de William Gericke eram contratados por empresas e gestões estaduais e municipais, com o intuito de mostrar as riquezas e os aspectos modernos das cidades retratadas e, dessa forma, acabavam por invisibilizar sujeitos e situações recorrentes no período. Logo, abordamos brevemente a invisibilidade em relação às questões como a vila operária, o trabalho feminino e as relações entre patrões e funcionários (as). Por fim, concluímos que os documentários analisados possuem uma relação distinta com a sociedade que o assistiu e assiste: uma estabelecida nas primeiras décadas do século XX e outra atualmente, com a disseminação dos vídeos em sites como Youtube e Facebook, no século XXI. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cultura visual | pt_BR |
dc.subject | Documentário (Cinema) | pt_BR |
dc.subject | Imbituba (SC) – História | pt_BR |
dc.subject | Urussanga (SC) - História | pt_BR |
dc.title | O Sul Catarinense diante dos nossos olhos, antes e agora: documentários de William Gericke sobre Imbituba e Urussanga nos últimos anos da década de 1940 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISADORA FARIAS ESPÍNDOLA.pdf | TCC | 957,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.