Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5925
Título: Estudo da influência da incorporação de aditivo à base de nanopartícula de vidro de silício e sódio em argamassas de revestimento
Autor(es): Prado, Raquel Nazário da Rosa
Orientador(es): Antunes, Elaine Guglielmi Pavei
Palavras-chave: Argamassa de revestimento
Argamassa de revestimento - Propriedades físico-químicas
Nanopartícula de vidro de silício e sódio
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: As argamassas de revestimento têm a finalidade de proteger a edificação contra a ação de intempéries e do meio externo, além de proporcionar regularização e acabamento às superfícies. Os avanços da construção civil exigem um desempenho superior das argamassas de revestimento, portanto, no decorrer dos últimos anos, novos materiais são pesquisados com o intuito de melhorar as propriedades da argamassa de revestimento, tanto no estado fresco como no estado endurecido. Entre estes, os aditivos e as nanopartículas se destacam por agregarem características positivas à argamassa. Este trabalho tem como objetivo analisar as propriedades físico-mecânicas da argamassa de revestimento produzida a partir da incorporação de aditivo à base de nanopartícula de vidro de silício e sódio (AVN2S). Para tal, determinou-se seis traços de argamassa, sendo um deles o traço de referência (Tref), um traço sem aditivo (TCP) e os demais traços com adição de diferentes percentuais em massa, do aditivo à base de nanopartículas de vidro de silício e sódio (TANV2S). Foram analisadas propriedades no estado fresco e no estado endurecido. Os resultados demonstraram que o aumento do teor de ANV2S na argamassa proporcionou a redução na relação água/cimento, o aumento do teor de ar incorporado e consequentemente a redução da massa específica, apresentou, também, melhora na retenção de água o que garantiu um aumento da trabalhabilidade. O aumento do teor de ar incorporado, nos traços Tref e TANV2S, provocou o aumento da ascensão de água por capilaridade e influenciou a perda de resistência à tração na flexão e à compressão, comparadas ao TCP, que por não conter aditivos teve um menor teor de ar incorporado o que influenciou na melhora da resistência mecânica.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5925
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaquelNazarioDaRosaPrado.pdfArtigo501,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.