Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5881
Título: Análise da influência da substituição parcial do cimento Portland por resíduo de cerâmica vermelha na argamassa de revestimento
Autor(es): Sá, Cleyton de
Orientador(es): Antunes, Elaine Guglielmi Pavei
Palavras-chave: Resíduos de cerâmica vermelha
Argamassa de revestimento
Reação Pozolânica
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: A crescente produção de resíduos resulta em uma grande preocupação quanto à disposição final dos materiais. Os resíduos da indústria de cerâmica vermelha despertam o interesse para o uso em argamassas e concretos pois são capazes de gerar reação pozolânica devido a sua composição e finura. Neste trabalho, foram realizados testes com os resíduos coletados em uma empresa da região Sul de Santa Catarina, caracterizando-os quanto as suas propriedades pozolânicas e, posteriormente, produzindo argamassas de revestimento com 10%, 20% e 30% de substituição em relação à massa de cimento. Verificou-se a influência do resíduo na resistência à tração na flexão, resistência à compressão, absorção de água por capilaridade, coeficiente de capilaridade e módulo de elasticidade. Com base na análise dos resultados, pôde-se constatar que as argamassas com percentuais de substituição não apresentaram resultados tão significativos quando comparados às argamassas de referência.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5881
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Informação do texto completo - Eng. Civil.pdf4,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.