Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5579
Título: Estudo experimental da influência do agregado graúdo de diferentes origens mineralógicas nas propriedades mecânicas do concreto
Autor(es): Mattia, Vitor Hugo Anselmo de
Orientador(es): Vargas, Alexandre
Palavras-chave: Agregado (Construção civil)
Agregado graúdo
Concreto – Propriedades mecânicas
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheira Civil.
Resumo: A NBR 6118:2014 atualizou o cálculo estimado do módulo de elasticidade, inserindo um coeficiente (AlphaE), que leva em consideração a origem geológica do agregado graúdo. Ela estabelece valores fixos para cada tipologia de rocha, quais sejam: basalto e diabásio 1,2; granito e gnaisse por 1,0; calcário por 0,9 e arenito por 0,7. O principal objetivo do estudo foi verificar por meio de ensaios mecânicos esses valores com amostras obtidas de diferentes cidades do sul do Brasil localizadas no estado de: PR, SC, RS. As amostras analisadas foram misturadas à partir de três traços de referência, e foram ensaiadas à compressão simples e determinação do módulo de elasticidade na idade de 28 dias após a confecção. Os resultados experimentais apresentaram valores variando, em relação aos valores da norma, para cada tipo de rocha: basalto cerca de 3,33% maior; diabásio cerca de 5,83% maior; granito 2,77% menor; gnaisse 25,00% maior e calcário 31,11% maior.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5579
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VitorHugoAnselmoDeMattia.pdfTCC856,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.