Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/496
Título: Oficina de teatro: narrativas de professores e alunos a partir dos diálogos sobre “espaço e lugar” do teatro no projeto Ambial – E.E.B. João Frassetto – Criciúma/SC
Autor(es): Matiola, Danuzia Corrêa
Orientador(es): Feldhaus, Marcelo
Palavras-chave: Arte na educação
Teatro
Teatro na educação
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciada no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo e objeto de investigação, refletir e investigar que “espaço” ocupa a linguagem teatral na formação cultural dos alunos e professores envolvidos no projeto AMBIAL (Projeto Ambiental e Alimentar) desenvolvido na Escola de Educação Básica João Frassetto – Criciúma/SC. Este problema se desdobra em alguns questionamentos, que fazem recorte do objeto central. Dentre eles: qual o conceito de espaço e lugar para o teatro na escola? Porque a oficina de teatro faz parte do projeto AMBIAL como atividade permanente em 2011? De que maneira os professores conseguem perceber mudanças de atitudes dos alunos que participam da oficina de teatro em outras atividades do projeto? O que pensam os professores e alunos com relação às aulas de teatro do projeto AMBIAL? Os alunos do Projeto AMBIAL que participam da oficina de teatro conseguem perceber mudanças em suas atitudes expressivas? Para dialogar com os dados coletados em minha pesquisa busco referencial teórico em diversos autores que desenvolveram obras conceituais e contribuem para a sustentação teórica do trabalho. Dentre eles cito COLI (1995), SANTOS (1996), PEIXOTO (1980), PCN (2000), JAPIASSU (2001), CANTON (2009) dentre outros autores. A pesquisa estabelece algumas aproximações entres as linguagens artísticas, como a dança, música, e em especial as artes visuais e o teatro são protagonistas de minha pesquisa. Procuro discorrer e refletir sobre os diferentes conceitos de espaço na contemporaneidade para a partir deles situar o lugar que a oficina de teatro ocupa nos diferentes segmentos do projeto AMBIAL. Por se tratar de uma oficina que tem seu início recente (2011), busco partir da realidade vivenciada pelos alunos e professores que dela fazem parte, dialogando com os conceitos de diferentes teóricos que discutem metodologias e relevâncias do teatro na constituição do sujeito. Como método, a pesquisa insere-se na linha de Educação e Arte, prevista nas diretrizes do curso e apresenta uma abordagem qualitativa por dialogar com os diferentes conceitos, olhares, dizeres e saberes, distanciando-se do quantificar. Classifica-se ainda como uma pesquisa exploratória de natureza aplicada com pesquisa de campo, envolvendo professores e alunos do projeto, tendo como instrumento a entrevista, com devolutiva. Contudo, com os resultados obtidos, ficou claro que a oficina de teatro do projeto AMBIAL, está contribuindo para a formação dos envolvidos, uma vez que a partir das análises evidencia-se as mudanças positivas que ocorreram em suas atitudes expressivas e também por reconhecerem o teatro como fator significativo e importante no ambiente escolar de forma a contribuir para sua formação cultural assim como profissional.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/496
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danuzia Corrêa Matiola.pdfTCC629,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.