Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4414
Título: Diagnóstico e planejamento reabilitador em desdentados: relato de caso
Autor(es): Bernardo, Alcides Ademir
Orientador(es): Trauth, Keico Graciela Sano
Palavras-chave: Prótese total
Reabilitação bucal
Arcada edêntula
Radiografia dentária
Citação: BERNARDO, Alcides Ademir et al. Diagnóstico e planejamento reabilitador em desdentados: relato de caso. Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 142-149, maio/ago. 2015. Disponível em: < http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/maio_agosto_2015/Odonto_02_2015_142-149.pdf>.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O edentulismo tem sido um problema de comum no Brasil e no mundo, resultado de uma prática odontológica com foco no tratamento e não na prevenção de doenças. Uma opção de tratamento para pacientes edentulos é a confecção de próteses totais mucossuportadas, que repõe tantos os dentes como as estruturas adjacentes perdidas. O objetivo deste trabalho foi, exemplificar a necessidade do cuidado de todas as etapas operacionais e complementares na confecção de próteses totais mucossuportadas. Apresenta-se uma paciente com 50 anos de idade, que procurou a clínica de odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, com a necessidade da troca das próteses totais por fatores estéticos e funcionais. Após os exames clínico e complementares, pode-se observar o tecido bucal livre de lesões ou hiperplasias e as próteses sem retenção e desgastas pelo tempo de uso. Radiograficamente constatou-se a presença de restos radiculares na região do 17, e posteriormente constatou-se que a paciente nunca tinha realizado nenhum tipo de radiografia bucal antes de qualquer procedimento dentário como extrações ou da confecção das próteses totais antigas. O mais provável seria que essas raízes surgissem após a reabilitação pela compressão das novas próteses, podendo causar o insucesso do tratamento. Por isso, optou-se pela extração das mesmas e posterior reabilitação. Assim, conclui-se que exames complementares relativamente simples e acessíveis como uma radiografia oclusal são importantes e necessários para a realização de uma reabilitação oral satisfatória.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4414
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Informações do texto completo.pdf6,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.