Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4264
Título: Correlação entre a frequência cardíaca e a percepção subjetiva de esforço em aulas de zumba®
Autor(es): Sartor, Franciele Zilli
Orientador(es): Bom, Francine Costa de
Palavras-chave: Percepção subjetiva de esforço
Frequência cardíaca
Zumba (Dança)
Zumba Fitness
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O objetivo do estudo foi correlacionar a frequência cardíaca e a percepção subjetiva de esforço durante as aulas de Zumba®. O estudo caracterizou-se como quantitativo, descritivo, e transversal. A amostra não aleatória foi de 82 praticantes de Zumba® em academias da cidade de Criciúma/SC. Foram aferidas as frequências cardíacas e a classificação subjetiva da intensidade do esforço pela Escala de Borg. Os resultados foram: 20,7% (17) da amostra treinaram na zona alvo de treinamento aeróbico, e 14,6% (12) treinaram em zona de controle de peso. Outros 31,8% (26) permaneceram nas zonas alvo de treinamento de atividade moderada e inferior a moderada, e 33% (27) treinaram na zona alvo de limiar anaeróbio e de esforço máximo. A percepção subjetiva de esforço foi classificada entre leve (31,7%) e um pouco intensa (47,6%). Conclui-se que as intensidades das aulas de Zumba® possibilitam e auxiliam no processo de emagrecimento. A escala de Borg é um instrumento eficiente para a mensuração da intensidade das aulas de Zumba®, mediante a correlação positiva entre a escala de borg e a frequência cardíaca da amostra durante as aulas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4264
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EDF Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Franciele Zilli Sartor.pdfTCC221,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.