Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unesc.net/handle/1/407
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Jussara Miranda | |
dc.contributor.author | Candia, Sidnei Schwanck de | |
dc.contributor.other | Baumer, Édina Regina | |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-06-06T22:08:19Z | |
dc.date.available | 2012-06-06T22:08:19Z | |
dc.date.created | 2011-07 | |
dc.date.issued | 2012-06-06 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/407 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa realizada partiu de um questionamento feito na produção de um trabalho na disciplina de Cerâmica Artesanal II, servindo assim para a questão norteadora deste trabalho, com o seguinte problema: Um trabalho artesanal em cerâmica poderá vir a ser arte? Tendo como objetivo aprofundar os conhecimentos entre a arte e o artesanato, e a descoberta de como um trabalho artesanal poder vir a ser uma arte, esta pesquisa de cunho qualitativo, também se reflete na obra artística, apresentado no final do curso de Artes Visuais. Neste sentido, as definições encontradas na pesquisa tendem a trazer esclarecimentos sobre os conceitos entre o artista e artesão, arte e artesanato. A pesquisa realizada no primeiro semestre de 2011, apresenta diálogos com autores como Read (1981), Ostrower (1985), Cotrim (1997), Proença (1997), entre outros, nos levando a refletir sobre a transformação do artesanato em arte. E como todo processo criativo, o meu trabalho em cerâmica consiste de uma intervenção, ou seja, da extrusão da argila feita na olaria de tijolos, faço uso de um bloco e neste bloco acrescento signos, desenhos e materiais alternativos e textura, como forma de representar a cerâmica no curso histórico da arte. Assim, também, como forma de representar o artesanato, como resultado criativo, apresentei um vaso em cerâmica, com detalhes artesanais. Os dois trabalhos desenvolvidos tiveram como local de execução o ateliê Pachamama da Professora Jussara Guimarães. Mesmo com técnicas revolucionárias, a arte na cerâmica perpetua com suas técnicas, seu modo de criação, servindo como utilitária ou decorativa, ainda que aprimoradas. Enfim, como conclusão desta pesquisa, podemos afirmar que a partir das técnicas artesanais, podemos ter como resultado uma produção artística. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cerâmica | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Artesanato | pt_BR |
dc.title | A cerâmica no processo de fazer arte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sidnei Schwanck de Candia.pdf | TCC | 3,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.