Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Silemar Maria de Medeiros da-
dc.contributor.authorMolin, Mariana Marcello Dal-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2012-06-06T19:39:36Z-
dc.date.available2012-06-06T19:39:36Z-
dc.date.created2011-07-
dc.date.issued2012-06-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/403-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se insere na linha de pesquisa de Processos e Poéticas do curso de Artes Visuais Bacharelado. De natureza aplicada, qualitativa, exploratória, bibliográfica e do ponto de vista dos procedimentos metodológicos envolve uma pesquisa de campo. Tem como problema de pesquisa: Como se dá o uso dos materiais alternativos na busca de soluções artística na perspectiva da identidade cultural da cidade? O objetivo se liga à criação artística a partir dos materiais alternativos encontrados no pólo industrial, especificamente, setor secundário que envolve confecções e cerâmicas, além do carvão que se faz referência também no crescimento da cidade de Criciúma – SC. Na história da arte encontro diferentes manifestações com o uso de materiais alternativos, desde a pré-história aos dias atuais, me deparando com um universo de material alternativo envolvendo diversas maneiras de criar. Com uma entrevista semiestruturada com a artista local Helen Rampinelli, percebo esse universo de materiais alternativos poeticamente usados e presente na sua produção. A cientificidade acontece a partir do referencial teórico, o qual contempla autores como Michael Archer (2001), Italo Calvino (1990), Anne Cauquelin (2005), Cacilda Costa (2004), Jorge Coli (2004), Georges Didi-Huberman (1998), Agnaldo Farias (1999), Fayga Ostrower (1987 e 1990), Graça Proença (2006), entre outros. A busca por materiais alternativos é itinerante, visando também o meio ambiente – ecologicamente falando – proporcionando a identidade cultural, ligada à arte e à vida. Unindo, aqui, algumas reflexões que se materializam enquanto pesquisa em arte, em uma produção artística que assume formas e é marcada pela memória, olhar, cultura, identidade, passado, presente. Uma poética que estreita a relação da cidade com o artista, com a arte e com outros olhares, olhares em construção.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectMateriais alternativospt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.titleProcesso de criação e os materiais alternativos: um diálogo com a cidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Marcello Dal Molin.pdfTCC1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.