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dc.contributor.advisorFeldhaus, Marcelo-
dc.contributor.authorGoulart, Henry-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2016-08-24T00:20:37Z-
dc.date.available2016-08-24T00:20:37Z-
dc.date.created2016-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/3964-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.pt_BR
dc.description.abstractA investigação que aqui se desdobra consiste numa pesquisa cartográfica, que visa a partir do corpo, discutir sua relação com o espaço e a paisagem, e, portanto move-se no espaço pesquisado por meio da seguinte questão: “de que modo é possível identificar e estabelecer um diálogo poético entre corpo, espaço e paisagem?”. O percurso metodológico se orienta pelo conceito de rizoma elaborado por Deleuze e Guattari (2004), onde se alicerça a minha investigação. Conceitos e imagens compõem um emaranhado, uma rede, interligados num mapa e a partir daí são articulados uns aos outros, confrontando conceitos de autores diversos como Cauquelin (2007) na discussão da paisagem, Barthes (1981) para a fotografia, espaço com Bachelard (2000) entre outros. Durante o percurso de pesquisa, o meu corpo lança-se no espaço e na paisagem, onde por meio de um ensaio poético, é registrado a partir da linguagem fotográfica, ocorrendo assim diversas transformações ao longo do caminho. A percepção acerca do espaço se altera, bem como a percepção do próprio corpo que sofre uma transmutação de materialidades, conferindo-lhe um caráter transcendental. Sugere um corpo que se modifica de acordo com o espaço, amadurece, sendo materializado numa representação da dialética presentificada entre o espaço interno e externo. Condensando-se no “corpo dialético”, título dado à produção artística que vai constituindo-se ao longo do trajeto investigativo, apresentado como um corpo aberto no espaço e na paisagem, permeado por referências à produção de Helio Oiticica, onde também se faz necessária a presença não somente do espectador, mas “espectador-participador”, para que o processo artístico iniciado por mim aconteça em toda sua imanência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCorpo como suporte da artept_BR
dc.subjectPaisagens na artept_BR
dc.subjectPercepção espacialpt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectArte moderna – Séc. XXpt_BR
dc.titleCorpo, espaço e paisagem: ensaios geopoéticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Bacharelado)

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