Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unesc.net/handle/1/3714
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Feldhaus, Marcelo | - |
dc.contributor.author | Santos, Silvana Rodrigues dos | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T11:53:20Z | - |
dc.date.available | 2016-04-29T11:53:20Z | - |
dc.date.created | 2015-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/3714 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciado no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa insere-se na linha de Educação e Arte do Curso de Artes Visuais Licenciatura, tendo como objetivo investigar na fala dos professores supervisores participantes do projeto PIBID - Programa Institucional de Iniciação a Docência/Subprojeto Artes Visuais - UNESC, o que dizem sobre sua participação e experiências vivenciadas, apontando as contribuições do projeto na formação docente para o ensino da arte. Proponho como problema discutir sobre quais as contribuições do projeto PIBID Artes Visuais - UNESC nas atuações dos professores supervisores e de que forma percebem seu papel como co-formadores dos futuros docentes. Trago para discussão no referencial teórico a formação inicial e continuada e o ensino da arte, dialogando com autores como: Honorato (2008), Nóvoa (1992), Arslan (2007), Freire (2000), Oliveira (2005), Richter (2005), entre outros. Do ponto de vista da natureza a pesquisa desenha-se como básica. Quanto aos objetivos, é uma pesquisa exploratória, que utiliza o levantamento bibliográfico. Quanto aos procedimentos técnicos faço uso de uma pesquisa de campo que visa à investigação da realidade quanto ao tema escolhido, sendo que utilizei como instrumento de coleta de dados, a entrevista. Essa pesquisa realizou uma investigação com os 03 professores supervisores participantes do PIBID subprojeto Artes Visuais – UNESC, vinculados ao programa nos anos de 2014 e 2015. A partir da articulação do referencial teórico que vincula-se de forma direta às respostas obtidas pelos depoentes da pesquisa consigo perceber como o PIBID é relevante para pensarmos a formação inicial e continuada como campo de discussão, teorização e reflexão. A pesquisa cumpre o papel de registrar, refletir e sistematizar a história do PIBID de Artes Visuais e seus impactos na qualificação do processo de formação inicial e continuada. Dessa forma, apresento um projeto de curso que corrobora com a formação inicial e continuada de professores de Artes tomando como contribuições a relevância do PIBID enquanto programa de importante abrangência para a articulação entre Universidade e a Educação Básica. Concluo minha pesquisa evidenciando que as contribuições do projeto PIBID na formação inicial e continuada apresenta-se de forma muito significativa, pois na visão dos professores pesquisados o projeto vem para fortalecer o ensino da arte, a formação e a valorização das licenciaturas e dos docentes em atuação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino da arte | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) | pt_BR |
dc.title | Formação inicial e continuada de docentes: um estudo sobre as contribuições do PIBID na visão dos professores supervisores do projeto de artes visuais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silvana Rodrigues dos Santos.pdf | TCC | 584,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.